Personal Estetic Leonardo Paiva

O diferencial do nosso trabalho é o atendimento especializado com comprometimento e resultado.

Atendimento VIP

Saiba porque você também deve ser um cliente amigo do Personal Estetic, quais são os benefícios e o diferencial na execução dos tratamentos.

Tratamentos Especializados

Dentre os diversos tratamentos realizados pelo Peronal Estetic, o Terapêuta Leonardo Paiva, destacamos atendimento a gestante, idosos, pós-operatório cirurgico e spa day.

AGENDAMENTO ONLINE

Atendimento realizado todos os dias da semana (inclusive sábado, domingo e feriado) para melhor comodidade do amigos clientes do PERSONAL ESTETIC Leonardo Paiva. CONFIRA AGENDA SEMANAL E MARQUE SUA CONSULTA ONLINE !

REVISTA ONLINE PERSONAL ESTETIC - SAÚDE E ESTÉTICA

Mais uma novidade ousada do Personal Estetic, um Boletim enviado a cada 2 semanas, atualizando você das novidades em Saúde e Estética, interamente GRÁTIS por email. FAÇA JÁ SEU CADASTRO E RECEBA SUA REVISTA ELETRÔNICA!

CONFIRA NOSSAS PROMOÇÕES

O serviço especializado, que qualquer pessoa pode ter acesso, estaremos sempre atualizando promoções, sorteios, pacotes promocionais, promoções relâmpago, etc. CONFIRA ESSA DICA!

PAGAMENTO ONLINE

Disponibilizamos PAGAMENTO ONLINE neste site pelo Mercado Pago Seguro para os tratamentos desejados, com todos os cartões de crédito EM ATÉ 12X (realizando 1 sessão ou pacotes) e no boleto bancário. MARQUE JÁ SUA SESSÃO!

sábado, 29 de outubro de 2011

ALIMENTOS QUE SACIAM FOME E AJUDAM A EMAGRECER

Os chamados alimentos sacietógenos, que dão saciedade, são ricos em fibras solúveis que se dissolvem na água. Para a nutróloga Jane Corona, os melhores exemplos de comida deste tipo são a banana e o abacate.

Reportagem exibida 28/10/2011 no Programa Globo Reporter


Fonte: Globo Vídeos

MACARRÃO LIGHT

Na Uerj, um grupo de nutricionistas se preocupou em preparar um macarrão saudável feito da banana verde. Foram quatro meses de estudos e testes até chegar à fórmula ideal.

Reportagem exibida dia 28/10/2011 no Programa Globo Repórter


Fonte: Globo Vídeos

LEITE DA BELEZA


Cientistas da Universidade Federal de Santa Maria (RS) acrescentaram alguns ingredientes e retiraram outros do leite e conseguiram uma bebida saborosa, nutritiva e que ajuda a emagrecer. O paladar agrada a adultos e crianças.



Reportagem exibida dia 28/10/2011 no Globo Repórter


Fonte: Globo Vídeos

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

20 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DE COMBATE À OSTEOPOROSE

1) O que é a osteoporose?
È uma doença silenciosa que aos poucos vai fragilizando os ossos, é caso de saúde pública no universo da população com mais de 50 anos. Depois de atingir essa faixa etária 01 em cada 03 mulheres e 01 em cada 05 homens apresentarão uma fratura relacionada à osteoporose.

2) Qual é a melhor maneira de prevenir a doença?
A melhor maneira de prevenir os riscos da osteoporose é o diagnóstico precoce. A partir disso, o paciente é submetido a tratamento que implica desde a mudança de hábitos alimentares e de atividade física, até a adoção de fármacos.

3) O que é a Década do Osso e da Articulação?A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu que de 2000 a 2010 é a Década do Osso e da Articulação. Nesse período, uma série de atividades já tem sido e ainda será realizada em todo o mundo para, entre outras coisas, lembrar a importância de se prevenir a osteoporose.

4) Quais são as estatísticas no Brasil e no mundo?
- Cerca de 75 milhões de pessoas têm OP na Europa, EUA e Japão. No Brasil são cerca de 10 milhões de pessoas com OP (aproximadamente 01 em cada 17 pessoas têm osteoporose (OP)).

- Após os 50 anos, 01 em cada 03 mulheres e 01 em cada 05 homens apresentarão uma fratura relacionada à OP.

- Aproximadamente 75% das fraturas de quadril após os 50 anos acontecem nas mulheres e 25% nos homens.

- Em 2050 a incidência mundial de fratura de fêmur deve aumentar 310% nos homens e 240% nas mulheres.

- Numa mulher branca o risco para uma fratura de fêmur é 01 em 06, e para o diagnóstico de câncer de mama é de 01 em 09.

- Uma mulher de 50 anos de idade tem 2,8% de risco de morrer em conseqüência de complicações de uma fratura de fêmur. Este risco é equivalente ao de morrer por câncer de mama e 04 vezes maior que o de morrer por câncer de endométrio.

- Mulheres com mais de 45 anos de idade necessitam de mais dias internadas em hospitais em decorrência da OP que muitas outras doenças (incluindo diabetes, infarto e câncer de mama).

- Após os 50 anos, os homens apresentam um risco aproximado de fraturar por OP em torno de 30%, similar ao risco de desenvolver câncer de próstata.

- A mortalidade no primeiro ano após uma fratura de fêmur está em torno de 20-24%.

- Somente 1/3 das fraturas vertebrais apresentam sintomas.

- No Reino Unido, a cada 03 minutos alguém tem uma fratura relacionada à OP.

- Uma fratura prévia está associada a um aumento de 86% no risco de outra fratura.

- A maioria das pessoas com alto risco (aproximadamente 80%), com antecedente de fratura, NUNCA foram diagnosticadas ou tratadas.

Fonte: International Osteoporosis Foundation (http://www.osteofound.org/)

4) Que Atividade Física e Conselhos Nutricionais são Recomendados para Tratamento Da Osteoporose?
A Osteoporose é uma doença que por muito tempo foi entendida como um problema ligado ao envelhecimento. Com o aumento da expectativa de vida da população na maioria dos países, tornou-se, porém, uma questão de saúde pública. Acomete ambos os sexos, gerando, além dos custos sociais, altos custos econômicos. Potencializada por fatores como idade avançada, hipoestrogenismo (comum no climatério e na menopausa), sedentarismo e histórico familiar, a osteoporose caracteriza-se pela perda progressiva de massa óssea. Fragiliza os ossos e multiplica os riscos de fraturas.

A prática regular de exercícios é importante para a saúde em geral e deve ser encorajada pelo paciente com osteoporose. É seguro dizer que, para os indivíduos sedentários, o estímulo a mudanças no estilo de vida com ênfase na adoção de hábitos como as caminhadas habituais associadas a atividades que melhorem a força, flexibilidade e coordenação, são altamente recomendadas para a manutenção da saúde dos ossos.

Em trabalhos recentes, os dados específicos de manutenção ou ganho ósseo com as caminhadas não foram contundentes. A saída, então, seria a prática de atividades sem o uso de cargas, que promovem bem-estar e aumentam a coordenação motora podendo diminuir o risco de quedas. Entre essas atividades estão o treino de equilíbrio sob a orientação de um fisioterapeuta ou professor de educação física, além da natação e hidroginástica.

Estas duas ultimas modalidades de exercícios dentro d’água não devem ser indicadas isoladamente com a finalidade de melhorar a massa óssea, mas como coadjuvantes em um programa de exercício mais amplo. Treinos contra a resistência, de alta intensidade e freqüência, ou exercícios com carga e impacto tais como as corridas, saltos e musculação devem ser evitados pelos doentes de osteoporose. Apesar de permitirem um maior estímulo ao osso, são praticas que acarretam um maior risco de traumas e, por conseguinte, fraturas.

De uma maneira geral recomenda-se evitar a imobilização, mesmo por curtos períodos, e, nas mulheres jovens, a prática excessiva de exercícios os quais poderiam provocar insuficiência de hormônios agravando a perda da massa óssea.

É fundamental encorajar os pacientes com osteoporose a adotarem uma dieta rica em cálcio, mineral que pode ser encontrado em várias fontes alimentares, especialmente no leite e seus derivados - iogurte, queijos amarelos, requeijão cremoso, queijo branco, couve e brócolis cozidos. Quando não for possível a ingestão desses alimentos, suplementar as necessidades diárias de cálcio (de 800-1000 mg/dia para adolescentes, adultos e mulheres que menstruam normalmente ou sob reposição hormonal; e 1200-1500 mg/dia para mulheres na menopausa e idosos), com preparados comerciais.

As folhas verdes embora contenham cálcio não são boas fontes deste nutriente, pois a presença de fitato torna o cálcio insolúvel, impedindo sua absorção. Da mesma forma, não deve ser recomendado como fonte o cálcio presente na casca do ovo, pois a sua absorção é bastante reduzida.

Outro fator importante para prevenção da Osteoporose é uma adequada exposição solar para a produção de vitamina D na pele, fundamental para a absorção do cálcio pelo seu organismo. Em países de latitudes extremas costuma-se enriquecer alimentos que contêm vitamina D (gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixe) para se atingir as necessidades diárias, especialmente nos meses de inverno. Porém, no Brasil, os alimentos ricos dessa substância não fazem parte do hábito alimentar da população.

A reposição da vitamina D está indicada, sobretudo para as populações de risco de sua deficiência especialmente como crianças prematuras, indivíduos restritos a ambientes fechados e com pouca exposição ao sol (acamados, com mobilização limitada, neurológicos ou psiquiátricos, idosos (acima de 70 anos ) e indivíduos com insuficiência renal crônica ou hepática grave.

domingo, 16 de outubro de 2011

ALIMENTAÇÃO QUE DIMINUI SINTOMAS DA TPM

Mal humor, nervos à flor da pele, cansaço, desânimo e outros.. pelo menos uma vez por mês a mulher sente seu corpo ir de alto abaixo em poucos dias.. os sintomas da TPM podem derrubar qualquer mulher e deixar os companheiros sem entender o que está acontecendo. A vida com a temível TPM pode ser bem mais fácil! Não trata-se de promessa falsa: Quem garante isso são os médicos.

Não são necessários remédios para diminuir sintomas da TPM. Uma dieta com os alimentos certos equilibrará o corpo, compensará a alteração hormonal e certamente acalmará os ânimos.

A Dra. Mara Giegoli, coordenadora do Centro de apoio à Mulher com tensão pré-menstrual, dá dicas de como fazer da sua dieta um bom remédio para a TPM:




A Dieta da TPM de A a Z

Verduras

Verduras verde escuras são ricas em fibras e vitaminas ideais para amenizar os sintomas da TPM

Sal Marinho

O sal deve ser evitado ao máximo na TPM, pois ele potencializa a retenção de líquido no corpo, causando possíveis inchaços.

Grãos

Grãos são fundamentais contra os sintomas da TPM por serem ricos em vitamina B6, que é precursora da serotonina, um hormônio que sofre queda durante a TPM e é um dos responsáveis pela alegria e disposição feminina.

Tipos de Carnes

Deve-se evitar carne vermelha durante a TPM;
Peixe é uma ótima escolha pois é leve, rico em ômega 3, potássio, e cálcio.. elementos escassos durante a TPM.

Frutas

O consumo de frutas deve ser um hábito durante a TPM. Sem restrições de tipos, formas, cores e sabores.

Chocolates

É importante na dieta da TPM, porém muito cuidado com o chocolate.. Não é proibido, mas deve ser regulado para não desbalancear a dieta


DICAS PARA MULHERES COM DIFICULDADE EM AMAMENTAR

Dicas dos últimos estudos científicos, que vão contribuir para uma amamentação tranqüila e prazerosa para você e seu bebê:


- Uma boa postura é importante: sente-se confortavelmente, com um bom apoio para os braços; coloque o bebê na altura do mamilo, de frente para você (barriga com barriga);

- A boa “pega” é fundamental: fazendo cócegas no queixo do bebê, ele abre bem a boca e você pode então “encaixá-lo” no mamilo. Quanto mais seio ele pegar, melhor. Só o bico, não pode.

- Deixe o bebê mamar quando e quanto quiser: livre demanda é a palavra de ordem. O leite varia de composição ao longo da mamada: no início ele é aguado (mata a sede), rico em açúcar (que fermenta e provoca cólicas) e anticorpos (essenciais para a defesa do bebê); no final, ele é mais espesso e rico em gorduras: sacia por mais tempo e acelera o ganho de peso.

Por isso, nada de 5 minutos aqui e 5 minutos ali. É importante deixar o bebê mamar um seio até esvaziar, antes de oferecer o outro (na mamada seguinte, comece pelo mais cheio). Arrotar é sempre bom, no meio ou no final da mamada.

- Alguns cuidados com os seios: não lave-os após cada mamada, assim você está retirando sua película protetora. Aplique um pouco do próprio leite no bico. Deixe-os sempre que possível ao ar livre (as boas janelinhas do soutien) e pegue um pouco de sol nos seios, de manhã e à tardinha. Evite
qualquer tipo de pomada ou creme.

- Se a mamada provocar dor intensa logo no início, ou se o bebê parece ter dificuldades em começar a mamar, experimente retirar um pouco de leite antes de amamentar: funciona muito bem.

- Se os seios ingurgitarem, a receita é fazer bastante massagem. A energia criada pelo movimento faz com que o leite “empedrado” (na verdade gelificado) se liquidifique novamente. Usando os dedos indicador e médio, faça movimentos circulares a partir da aréola, progredindo em espiral em direção à porção externa do seio; o ideal é aprender a técnica com um profissional.

Depois da massagem, é bom amamentar ou esvaziar o seio manualmente, e fazer compressas frias (e não quentes!), que diminuem a produção de leite.

A amamentação é uma das experiências mais intensas e emocionantes na vida de uma mulher e seu bebê. Prover a vida a partir do próprio corpo é não só uma forma de permitir que seu filho usufrua do melhor que o mundo pode lhe dar, mas um milagre e um gesto de amor que fica definitivamente marcado em ambas as vidas.

Fontte: Sitemedico.com.br – Por Dr. Daniel Becker (pediatra)

SUCO QUE FACILITA DIGESTÃO

Receita de suco para facilitar a digestão



Ideal antes e após refeições pesadas, comidas gordurosas para ajudar na digestão ou em casos de intestino preso / prisão de ventre.

O suco natural para soltar o intestino ajuda a aliviar casos de dificuldade de digestão.





Confira matéria em vídeo com receita passo-a-passo do suco a seguir:


ESCOLHENDO CORTE DE CABELO DE ACORDO COM FORMATO DO ROSTO

Você já saiu do cabeleireiro com a impressão de ter escolhido o corte de cabelo errado?

Provavelmente o corte não combinou com o seu rosto e muito menos com seu humor! O formato do seu rosto pode te dar boas dicas na hora de decidir pelo melhor corte:


Rosto retangular
No corte do cabelo de rostos retangulares evite franjas compridas, pois elas irão ressaltar as linhas retas do rosto deixando o rosto excessivamente ‘quadrado’.
Para suavizar as linhas do rosto, abuse no repicado e comprove o resultado!


Rosto oval

Se o seu rosto é oval, a dica na hora do corte é preservar o comprimento do cabelo e escolher um visual com volume abaixo da linha do queixo.
Cortes curtos deixam a parte fina do rosto oval descoberta, o que pode não dar um bom resultado.


Rosto redondo
Se você descuidar, corre o risco de ficar com cara de bolacha, por isso capriche no volume do corte para suavizar os contornos redondos da face.
Cuidado com o volume! evite cortes muito simétricos! Toques de tesoura em toda a extensão do cabelo valorizam o corte e eliminam as chances de você ficar com cara de microfone!

Identificar qual é o formato do seu rosto pode não ser uma tarefa fácil… pensando nisso, uma matéria do Jornal Hoje dá dicas sobre o assunto e dá dicas de como decidir pelo melhor corte de cabelo.


7 DICAS CONTRA VARIZES

pernas-cruzadas-varizes-150x1456) Não sente com as pernas cruzadas, pois essa posição dificulta a circulação do sangue nas veias.


salto-alto-varizes-150x1504) Sempre que possível, faça pausas durante o dia e procure manter  as pernas elevadas acima do nível do coração. Ao deitar, mantenha as pernas em nível acima do tórax.

Dores frequentes  nas pernas, câimbras, sensação de cansaço ou inchaço após permanecer um período em pé ou sentada, podem ser sinais de veias doentes ( varizes ).

Varizes ocorrem na região das pernas e pés em virtude da  pressão exercida sobre as mesmas quando estamos em pé.

Alguns fatores são agravantes para o surgimento de varizes:

-         A gravidez, palco de grandes mudanças hormonais e também de grande acréscimo na quantidade de sangue que circula pelo organismo, acarreta um aumento de pressão sobre as veias provocando seu alargamento, o que pode evoluir para a formação de varizes. Normalmente esse tipo de varizes apresenta regressão natural após o parto.

-         A obesidade aumenta a pressão sobre as pernas e enfraquece as válvulas venosas, favorecendo a ocorrência de varizes.

-         A permanência por períodos longos de pé também aumenta a pressão sobre os membros inferiores enfraquecendo o sistema de válvulas nas veias.
Além dos fatores acima, a exposição a climas quentes, traumatismos nas pernas e tabagismo também favorecem o aparecimento de varizes.

7 Dicas para prevenir a formação de varizes:

1)  Caminhar reforça a musculatura e melhora a circulação nas pernas.

2)  Procure manter o peso, pois aumentos de peso aumentam a pressão sobre as pernas.

3) Evite o uso contínuo de sapatos com de salto alto, forçando as pernas em posição desconfortante o que dificulta o fluxo de sangue nas veias. Evite roupas muito justas, que comprimindo a cintura e as pernas, dificultam a circulação de sangue nas veias.

4) Sempre que possível, faça pausas durante o dia e procure manter  as pernas elevadas acima do nível do coração. Ao deitar, mantenha as pernas em nível acima do tórax.

5) Mude de posição com freqüência e tente se movimentar no seu local de trabalho ou em casa, a cada meia hora. Quando estiver viajando por muito tempo na posição sentada, faça movimentos com os pés e se possível levante e caminhe um pouco a cada meia hora. Se precisar ficar em pé muito tempo, alterne a distribuição do peso pelas pernas durante alguns minutos.

6) Não sente com as pernas cruzadas, pois essa posição dificulta a circulação do sangue nas veias.

7)  E lembre-se, evite o consumo excessivo de sal , o que favorece a retenção de líquidos e o inchaço nas pernas.

O tratamento de varizes mais comum é a escleroterapia, que consiste na injeção de medicamentos no local, através de agulhas finíssimas. É indicado, e tem sido usado principalmente em pequenas veias dilatadas da pele, também chamadas de aranhas, vasinhos, varícolas ou telangectasias. Relativamente indolor, e quase sem reações colaterais, sua eficácia depende da habilidade de um profissional capaz e habilitado – o Angiologista.

 Alternativamente esse tratamento pode ser realizado sob anestesia local através de micro-cortes,  não necessitando de pontos para o fechamento da pele, o que melhora muito o resultado estético reduzindo os riscos e complicações da operação.

Massagem & Ativos vegetais contra varizes:

Massagens nas pernas com cremes e géis a base de extratos vegetais ajudam muito na prevenção de surgimento de varizes, principalmente de “vasinhos”.

Os vegetais mais usados com propriedades de combater esse incômodo  são a Castanha da India e a Calêndula.

A Castanha da India ( Aesculus Hippocastanum ) é uma árvore originária do Caúcaso.
Sugestão do Blog para prevenção de varizes
Sugestão do Blog para prevenção de varizes
A escina e o esculósido  presentes nos extratos de suas sementes são responsáveis pelas suas propriedades  venotónicas e estimuladoras da resistência dos vasinhos (resistência capilar) , tonificando e melhorando a elasticidade do tecido da pele (cutâneo) , estimulando a circulação local. Por causa da sua atividade venotônica, o extrato de Castanha da Índia é usados amplamente no tratamento e na prevenção de varizes .

A Calêndula ( Calendula officinalis ) é uma planta herbácea originária  da região Mediterrânea.
Seu extrato possui saponinas e flavonóides de alto poder antiinflamatório, que fazem esta planta um auxílio bastante útil no tratamento e prevenção de varizes.
A Calêndula ( Calendula officinalis ) é uma planta herbácea originária  da região Mediterrânea.  Seus extratos possuem saponinas e flavonóides de alto poder antiinflamatório, que fazem esta planta um auxílio bastante útil no tratamento e prevenção de varizes.

DESCOBRINDO FORMATO DO CADA CORPO FEMININO

Conhecer bem as proporções de cada tipo de corpo feminino é importantíssimo para a escolha da roupa certa.
Medidas de seios, cintura, pescoço, ombros, bumbum e pernas definem proporções que dão dica de qual é o seu tipo de corpo:


Corpos curvilíneos
 
- Corpo ampulheta (ideal): a cintura da mulher deve ter 25cm a menos do que o busto




- Corpo de mulher em formato de pera: ombro e cintura estreitos e quadril largo
Para chegar em visual curvilíneo em casos de cintura larga, o ideal é usar roupas que acentuem a cintura.

 

 

 

Corpos retilíneos

- Corpo feminino retangular: a medida da cintura é a mesma do busto/ ombros e do quadril. Essa normalmente é a mulher com pouco bubum, seios pequenos e perna fina. Em casos de corpos retos.. o ideal é usar peças acinturadas, cintos na altura do quadril com roupas mais largas.

Corpo em formato de triângulo invertido:
- Ombro largo e Quadril estreito.. o corpo com cara de nadadora: Para equilibrar estes corpos femininos é necessário chamar atenção para a parte de baixo.

Corpo em formato oval ou de diamante:
- Usar peças discretas em cima que valorizem as pernas
A medida do pescoço também é importante: pescoços curtos devem evitar acessórios como pingentes e gargantilhas.

CUIDADOS COM A PELE E CABELOS NA GRAVIDEZ

A gravidez pode mudar a estrutura dos cabelos e deixar a mulher com o rosto mais pálido e, por isso, os cuidados são essenciais.

Cabelos: Durante a gestação use produtos com filtro solar e hidrate com mascaras e condicionadores se os fios estiverem muito secos.

Pele do rosto: Com os enjôos do inicio da gravidez é comum a mulher ficar com a pele mais pálida, uma maquiagem leve resolve o problema.

A pele da grávida é mais suscetível a algumas alterações.

As mudanças hormonais, vasculares e imunológicas que surgem na mulher durante a gravidez, acabam provocando algumas mudanças muito visíveis em sua pele. Não são todas as mulheres que apresentam alterações na pele, mas a maioria, num determinado momento, pode apresentar irritação, eczemas, alergias, pele ressecada e manchas em alguma parte do corpo.
Pele e Cabelos na Gravidez
Durante a gravidez, a pele da mulher é mais suscetível às irritações pelo uso de produtos como os cosméticos, desodorantes e perfumes. Por essa razão, é recomendável utilizar sabões neutros ou emulsões de limpeza, assim como o uso de hidratantes que contenham perfumes ou antissépticos que possam irritar a pele. Por outro lado, existe uma maior predisposição da mulher grávida que desenvolva alguma alergia a bijuterias, ou a algum alimento. Neste caso, seria bom observar que tipo de alimento ou de objeto estão causando irritações em sua pele.

Durante a gestação, há mulheres que apresentam tanto pele muito seca como pele muito oleosa. Nestes casos, o melhor é evitar banhos demorados e com água muito quente. Aconselha-se hidratar bem a pele após o banho, com cremes que contenham vitaminas A e D, para que corrijam a textura da pele e para que ganhe elasticidade extra para suportar o estiramento durante a gravidez. É muito normal que, quando a barriga começa a crescer e sua pele a esticar, que a mulher sinta certas picadas no abdomen, e note a presença de escamas devidas à pele seca. Neste caso, é conveniente utilizar cremes para acalmar a pele seca e as picadas.

As manchas na pele da grávida

As manchas são outros incômodos que preocupam a muitas gestantes. Segundo as estatísticas, cerca de 70% das mulheres grávidas podem apresentar manchas marrom escuras no rosto, na frente, bochechas, nariz e bigode. As manchas são denominadas Melasma, e pode aparecer durante o primeiro trimestre da gravidez, acentuando-se nos últimos meses quando os níveis hormonais são mais elevados. A exposição ao sol pode piorar o problema. Para prevení-lo deve-se evitar a radiação ultravioleta, utilizando protetores solares altos. Terminada a lactância, o dermatólogo pode indicar cremes para clarear a pele. Se o melasma não é profundo, em 18 meses as manchas poderão desaparecer. Em caso contrário, poderá aliviá-la.

As estrias e a celulite na gestante

Cerca de 90% das grávidas apresentam estrias (linhas rosadas) que podem aparecer no abdômen, coxa e mamas, entre o sexto e o sétimo mês de gestação. Surgem devido ao rápido aumento da tensão e estiramento do tecido da pele, com a ruptura de fibras de colágeno e elásticas. A predisposição genética para ter bebês de alto peso e o aumento da atividade da glândula suprarrenal são os fatores que levam a mulher a apresentar estrias.

Para prevenir o aparecimento de estrias, o melhor é manter um peso apropriado durante a gravidez, utilizar cremes hidratantes com vitaminas A e D. Existem tratamentos que no final da lactância podem ser muito efetivos contra as estrias. Seu médico deve ser consultado.

Quanto à celulite, recomenda-se realizar caminhadas, dieta sã e tomar água em abundância. Se o médico autorizar, pode-se indicar sessões de drenagem linfática para melhorar os edemas, e uma vez finalizada a lactância, poderá realizar sessões de massoterapia, para melhorar a circulação.

Os cuidados com a pele da mulher grávida

Convém considerar alguns cuidados que se deve ter com a pele durante a gravidez:

1- Todo produto que se use na pele deve estar autorizado pelo médico, já que pode ser absorvido pelo sangue e passar para o bebê.
2- Não se expor ao sol, e usar proteção solar 50 UVA e UVB para prevenir as manchas.
3- Busque manter o peso corporal adequado durante a gravidez.
4- Hidratar a pele com cremes com vitaminas A e D.
5- Evitar o uso de cremes antirrugas ou antiacne que contenham retinóides, assim como de creme anticelulite, dermoclareador, ou tratamento  de mesoterapia. Melhor consultar a um dermatólogo.
6- Não recorrer a tratamento com laser nem peeling.
7- Beber muita água.

Fonte: guiainfantil.com

ALIMENTOS QUE ACELERAM O METABOLISMO

O excesso de peso está, em muitos casos, associado à lentidão do metabolismo. Mas há boas notícias! Alguns alimentos podem contribuir para um metabolismo mais célere, ajudando no processo de emagrecimento. E ainda melhor é saber que a maioria destes alimentos são apetecíveis e saborosos.

Vamos aos exemplos... As amêndoas aceleram o metabolismo graças aos ácidos gordos essenciais, apesar de serem ricas em calorias; os iogurtes desnatados, para além de regularem o trânsito intestinal, são compostos por elevados níveis de proteínas, sendo que, o nosso corpo requer muita energia para as dissolver; o fiambre é rico em proteínas e sódio e contribui para reforçar o tecido muscular do corpo; os espinafres são uma excelente fonte de vitamina C, potássio, ferro e magnésio, e são também um óptimo acelerador do organismo; baixos em calorias e repletos de proteínas, os feijões saciam por mais tempo; as maçãs, recheadas de vitaminas, minerais, hidratos de carbono e frutose natural, são saciantes e obrigam o organismo a despender de uma quantidade considerável de calorias para as digerir.

Apesar de não existirem milagres, conhecer os alimentos e as suas propriedades benéficas já é uma boa ajuda.

Fonte: Forté Pharma Laboratoires

domingo, 9 de outubro de 2011

DSTs: COMO SE PROTEGER DELAS!



Saiba sobre sintomas, tratamentos e prevenção das principais DSTs - Aids, candidíase, herpes, HPV, sífilis, clamídia e mais





Aids

Outras formas de contágio - Contato com sangue contaminado por meio de agulha ou transfusão e transmissão de mãe para filho na gravidez ou amamentação.

Sintomas - No início, gripe, emagrecimento, febre e diarréia. Depois, doenças oportunistas ligadas à baixa imunidade, como tuberculose.

Tratamento - Não tem cura, mas o coquetel anti-retroviral inibe a reprodução do HIV.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha e não compartilhar o uso de seringas.

Candidíase

Outras formas de contágio - O fungo está presente na maioria das pessoas e a doença pode ser causada pela queda de resistência do organismo.

Sintomas - Corrimento semelhante à nata de leite, coceira intensa na região genital e também dor durante o sexo.

Tratamento - Antifúngicos via oral e/ou cremes vaginais.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha e evitar roupas sintéticas e justas, como lycra.

Herpes

Outras formas de contágio - Contato da ferida que surge, principalmente na vagina ou pênis, com alguma lesão da pele. No parto, pode haver transmissão para o bebê.

Sintomas - Bolhas que podem provocar ardência e coceira. Costumam retornar sempre na mesma área.

Tratamento - Como não tem cura, antivirais dimuem o período de duração dos sintomas.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha e evitar tocar diretamente nas feridas.


HPV (papiloma vírus humano)

Outras formas de contágio - O vírus é transmitido pelo contato direto com pele contaminada, mesmo sem lesões visíveis. No parto, o bebê pode ser infectado.

Sintomas - Verrugas nas genitais. Podem surgir lesões nos olhos e boca. A doença tem relação com câncer de cólo do útero.

Tratamento - Além de remédios (via oral), cirurgias e aplicação de laser para eliminar lesões.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha. Há vacina, indicada para o início da vida sexual*.

Sífilis

Outras formas de contágio - Transfusão de sangue, seringas compartilhadas e grávidas infectadas que, durante a gestação, podem contaminar os filhos.

Sintomas - Ferida genital e caroço na virilha. Pode provocar manchas vermelhas pelo corpo, queda de cabelo e até cegueira.

Tratamento - Injeção de penicilina. Tem cura, porém, se não tratada, pode levar à morte.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha; grávidas devem fazer pré-natal periódico.


Tricomoníase

Outras formas de contágio - Somente por transmissão sexual.

Sintomas - Corrimento amarelo-esverdeado, mau cheiro, dor durante o sexo, ardor, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais.

Tratamento - Os parceiros devem ser tratados com antibióticos.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha.


Uretrites (clamídia e gonorréia)

Outras formas de contágio - A transmissão pode ocorrer no parto. O bebê pode ficar cego se for contaminado.

Sintomas - Clamídia: corrimento parecido com clara de ovo. Gonorréia: ardência ao urinar e corrimento amarelo-esverdeado.

Tratamento - São indicados antibióticos para o tratamento de ambas as doenças.

Prevenção - Fazer sexo com camisinha. É preciso avaliar cor, aparência e cheiro da vagina.

Consultoria: Ricardo Shiratsu, coordenador do ambulatório de doenças sexualmente transmissíveis da Universidade Federal de São Paulo e assessor do departamento de DST da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

* Não é oferecida no Sistema Único de Saúde, apenas em clínicas particulares.


CUIDADOS COM ÁGUA DE COCO

Embora a água de coco possa diminuir as necessidades de líquido do organismo, ela não substitui a ingestão de água potável. Além disso, pessoas com hipercalemia (excesso de potássio), deficiência renal, insuficiência suprarrenal aguda, baixa produção de urina por temólise após transfusões de sangue ou pessoas que foram tratadas com soro antiofídico, no qual o potássio é muito alto, devem evitar a água de coco.

Você não precisa abolir totalmente da sua vida essa bebida. Mas cuidado e moderação são necessários, especialmente nos casos acima.

Fonte: livro Superalimentos – A alimentação e os remédios do futuro, David Wolfe, Editora Alaúde

LIMÃO PREVINE CÂNCER

Graças a pesquisas em várias partes do mundo, a fruta azedinha se revela cheia de qualidades que vão muito além da conhecida vitamina C. Estudos recentes feitos por cientistas da Universidade de São Paulo comprovam que o geraniol, um de seus componentes, inibe a reprodução de células cancerosas. O limão contém ainda antioxidantes poderosos e sua ação contra os radicais livres ajuda a afastar males degenerativos, como o Alzheimer e aterosclerose.

Dica de consumo

Nem pense em desperdiçar a casca do limão, pois é nela que se concentra o limoneno, um dos muitos anticancerígenos da fruta. Se for preparar um chá — o calor da infusão ajuda na expectoração em casos de gripe — , o melhor jeito de não perder os nutrientes é adicionar uma rodela de limão à água somente depois de fervida, e não durante o cozimento.

Atenção

Quem sofre de gastrite ou úlcera não deve consumir a fruta de estômago vazio.

Fonte: Guia completo de nutrição – Saúde! é vital – Ed. Abril

ALIMENTAÇÃO CRUDÍVORA

Consumir alimentos crus pode ser uma alternativa para quem quer adotar um estilo de vida mais saudável, mas é preciso disciplina para não prejudicar a saúde

A alimentação crudívora vem conquistando adeptos no mundo todo. Na Europa e nos Estados Unidos, a tendência já se transformou em um estilo de vida de quem quer seguir uma rotina mais saudável.

Também conhecida como raw food, dieta vegetariana crudívora, ou alimentação viva, a alimentação crudívora é um tipo de dieta vegetariana estrita. Ou seja, os crudívoros não consomem nada de origem animal, a dieta é baseada em alimentos crus. Em geral, os alimentos são consumidos como a natureza os oferece, sem misturas, adubos químicos e sem temperos. Os alimentos são preparados sem aquecer para manter as enzimas e nutrientes essenciais.

Os grãos germinados são a base das refeições crudívoras, pois acredita-se que eles tenham uma concentração nutricional superior a de qualquer outro alimento, mas os seguidores da dieta também incluem no cardápio frutas, verduras, legumes, algas marinhas e alimentos desidratados.

Entre os benefícios da alimentação viva estão o fortalecimento do sistema imunológico, diminuição de crises alérgicas, mais energia e disposição ao longo do dia e um sono tranquilo na hora do descanso. Além disso, a dieta crudívora deixa pele e cabelos mais bonitos.

Apesar das vantagens para a saúde, para aderir ao crudivorismo é preciso ter disciplina para se alimentar bem e muita cautela para não sofrer com a falta de vitaminas.

Outra observação importante para quem quer se transformar em crudívoro é ter cuidado com a higiene dos alimentos. As folhas, os legumes e as fruta devem ser muito bem lavados para matar as bactérias. Uma dica é usar uma receita caseira, misturando uma colher de vinagre para cada litro de água.


SONO TRANQUILO TRAZ BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

Uma noite bem dormida evita o ganho de peso, retarda o envelhecimento e melhora a memória. Durante o sono, há uma intensa atividade do metabolismo e do cérebro.



JOGAR TETRIS PODE SER SOLUÇÃO PARA ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO

JOGAR TETRIS PODE SER SOLUÇÃO PARA ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO

Estudo sugere que o jogo de raciocínio pode reduzir os flashbacks que acometem as pessoas que sofrem do transtorno.

Jogo age diretamente no mecanismo cerebral que causa a lembrança involuntária do trauma

Um dos grandes problemas para as pessoas que passam por um trauma muito grande, como vítmas de sequestro ou soldados que voltam de conflitos, é o Transtorno do Estresse Pós Traumático. Essas pessoas passam a ser assombradas por flashbacks que podem fazê-las reviver as experiências terríveis por anos e até décadas. A pesquisadora de psicologia clínica da Universidade de Oxford, Emily Holmes, pode ter uma solução inusitada para aliviar o sofrimento dos pacientes.

Em 2009, a pesquisadora demonstrou que voluntários que haviam jogado Tetris por meia hora depois de serem submetidos a uma exibição de fotos explícitas de ferimentos tiveram menos recordações das imagens vistas. Não ficou claro, na época, se o jogo funcionou apenas como uma distração e se o efeito pode ser conseguido com outros jogos. Seus últimos estudos demonstram que essa “cura” pode ser conseguida apenas com jogos onde o raciocínio visuo-espacial é necessário. Tetris é um dos jogos mais clássicos a usar essa capacidade.

Para comprovar essa tese, os últimos testes de Holmes envolveram voluntários separados em três grupos: o primeiro grupo jogou Tetris, o segundo grupo jogou um quiz de conhecimentos gerais e o terceiro não jogou nada. O grupo que jogou Tetris teve metade das recordações que o grupo que não jogou nada. Já o grupo que brincou com o jogo de conhecimentos gerais teve mais recordações do que o segundo grupo.

O resultado positivo com o quebra-cabeça foi conseguido até quatro horas após a experiência traumática, segundo a pesquisadora. Mais do que uma distração, o jogo interfere com os mecanismos que formam as memórias intrusivas, diretamente ligadas com as recordações, ou flashbacks, nos casos de estresse pós-traumático. Segundo o estudo, o cérebro leva cerca de seis horas para gravar permanentemente memórias aleatórias relacionadas a um grande trauma.

Por Leonardo Carvalho

SIGNIFICADO DE CADA COR DAS TARJAS DOS REMÉDIOS

Descubra a função da preta, vermelha, com ou sem retenção de receita


Os medicamentos possuem tarjas de diferentes cores para sinalizar o grau de intensidade de seus efeitos colaterais e dos riscos que seu consumo podem causar à saúde. Abaixo, veja a função e a diferença de cada uma e entenda a finalidade dos medicamentos tarjados destas formas.


Saiba o significado de cada cor das tarjas dos remédios

A cor das tarjas é baseada na intensidade dos efeitos colaterais dos medicamentos e dos riscos de seu consumo:


Tarja vermelha: são medicamentos que só podem ser adquiridos com apresentação de receita médica porque podem causar efeitos colaterais específicos.




Tarja vermelha com retenção de receita: são remédios que somente podem ser comprados com apresentação de receita médica branca, apresentada em duas vias, sendo que uma fica retida na farmácia. Esses tipos de medicamentos podem causar efeitos colaterais específicos e alguns mais perigosos, como a deformação de fetos.





Tarja preta: são remédios cujo controle é rigoroso, já que têm efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso ou age como sedativo, podendo causar vício. Somente podem ser comprados com apresentação de uma receita de cor azul ou amarela, as duas controladas pela Vigilância Sanitária, que fica retida na farmácia.





Remédios sem tarja: são os medicamentos de venda livre, ou seja, que não precisam de receita médica na hora de comprar. Apesar de não precisarem de receita, necessitam de orientação do farmacêutico. Em caso de dúvidas, consulte-o antes da compra.

NOVIDADE PARA ENCOLHER A BARRIGA

 Conheça os novos recursos para eliminar a gordura abdominal - uma das principais causas da síndrome metabólica (SM), o conjunto de alterações que aumenta o risco de diabetes e doenças cardiovasculares


Uma novidade em matéria de medicamentos ecoou no Brasil no final de abril, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou para comercialização no país o rimonabanto, já popularmente conhecido como a "pílula antibarriga". O remédio deve chegar às farmácias a partir deste mês de julho, mas já vem sendo prescrito por vários endocrinologistas para pacientes que precisam reduzir a cintura e que podem desembolsar cerca de um salário mínimo por uma caixa, sufi- ciente para 28 dias de tratamento.

Todo o barulho é justificado. Afinal, trata-se da primeira droga especialmente indicada para quem apresenta circunferência abdominal aumentada - a tal "barriga de chope" nos homens ou aquela gordura acumulada na região do abdômen, responsável por dar a algumas mulheres um corpinho no formato de "maçã".

Mais do que um efeito antiestético, essa aparência já é aceita pela classe médica como um grande fator de risco à saúde. Hoje, sabe-se que o barrigão favorece o aparecimento da síndrome metabólica (SM): "um conjunto de alterações orgânicas, como aumento da pressão arterial, alterações nos níveis de glicose no sangue, redução do colesterol bom (o HDL) e acúmulo de triglicéride (gordura circulante), capaz de aumentar o risco de diabetes do tipo 2 e de doenças cardiovasculares", alerta o endocrinologista Daniel Lerário, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

A boa notícia é que as novidades para tentar reduzir a cintura, e os riscos à saúde, não param no lançamento do rimonabanto. Há mais medicamentos a caminho e até estudos para tentar incluir as cirurgias de estômago como procedimento-padrão no controle das alterações metabólicas estimuladas pela presença da gordura abdominal. Confira os avanços da ciência e o que ainda depende só de você para afastar a síndrome.
RISCOS PARA A 'SM'

A síndrome metabólica ocorre em quem apresenta dois ou mais fatores abaixo:
GORDURA VISCERAL: medida ao nível da cintura: circunferência abdominal maior que 90 cm em homens e maior que 80 cm em mulheres

DIMINUIÇÃO DO BOM COLESTEROL (HDL): menos do que 40 mg/dL em homens e de 50 mg/dL em mulheres.

HIPERTENSÃO: maior do que 13 por 8,5 (130/85 mmHg)

GLICEMIA EM JEJUM: maior do que 100mg/dL;

TRIGLICÉRIDE: acima de 150 mg/dL


RINOMABANTO, PÍLULA ANTIBARRIGA É O MEDICAMENTO DA VEZ

O Rinomabanto já está sendo chamado como a "pílulua antibarriga"


A história do rimonabanto começou a partir da observação dos efeitos da maconha (cannabis sativa) - mais especificamente da 'larica', gíria para a fome que acompanha o uso da droga. "Os pesquisadores observaram que a erva ativa o receptor cerebral canabinóide, levando a pessoa a comer mais", relata o médico Daniel Lerário. A ação do medicamento consiste justamente em inibir o sistema endocanabinóide (que tem papel crucial na regulação dos níveis de colesterol e triglicéride, bem na resistência à insulina) e que está hiperativado em algumas pessoas, aquelas com excesso de peso e com gordura abdominal. "Portanto, esse bloqueio, mesmo parcial (que acontece com o medicamento), pode significar diminuição do peso, da circunferência abdominal, das gorduras (colesterol e triglicéride), da hipertensão e dos níveis de açúcar no sangue", afirma o endocrinologista Marcos Tambascia, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). (Entenda esses mecanismos no box Qual o perigo). O medicamento foi aprovado na Europa em 2006 e ainda aguarda liberação para a venda nos EUA. No Brasil, a Anvisa liberou o uso em associação com dieta e exercícios, para o tratamento de pacientes obesos ou com sobrepeso e fatores de risco associados, como diabetes tipo 2 ou dislipidemias (alterações nos níveis de colesterol e triglicéride).

Eficácia e efeitos

Um estudo realizado em 2005, em uma universidade belga com 1.500 pessoas que tomaram o rimonabanto, constatou redução média da cintura dos voluntários em 8,5 centímetros. Infelizmente, a maioria dos médicos brasileiros tem pouca experiência com o medicamento e, na prática, não pode afirmar que ocorra tal redução.

O que todos concordam é com o risco de se propagar a falsa idéia de que ele possa ser utilizado para fins estéticos. "Ele é bastante interessante do ponto de vista farmacológico, no sentido de evitar complicações associadas à síndrome metabólica, mas não vai servir para reduzir pneuzinhos", enfatiza o médico Marcos Tambascia, da SBD. Até por que o remédio pode provocar efeitos colaterais graves. O estudo belga apontou reações como náuseas, tonturas e diarréias. Pessoas com propensão a crises depressivas relataram o agravamento do quadro. "Ele é contraindicado nos casos de depressão grave", diz.

O que é a gordura abdominal?

A camada gordurosa que predispõe à síndrome metabólica não é aquela gordura visível, localizada na camada superficial da pele. Trata-se da gordura que se instala ao redor das vísceras e órgãos (intestino, fígado, pâncreas), uma gordura intra-abdominal.

Qual o perigo?

Segundo o cardiologista Paulo Cesar Campos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), esse tipo de gordura produz uma série de substâncias danosas ao organismo, como proteínas inflamatórias que levam a eventos cardiovasculares. Outra reação é a resistência à insulina, que predispõe ao diabetes. O excesso de partículas gordurosas dificulta o reconhecimento, por parte das células, da insulina que transporta a glicose necessária ao bom funcionamento de todo o organismo. Conclusão: a insulina não trabalha e sobra açúcar no sangue.


CIRURGIA PLÁSTICA APÓS A GRAVIDEZ

Tire suas dúvidas sobre cirurgia plástica pós-parto


A gravidez é sem dúvida um dos momentos mais marcantes da vida de uma mulher, mas também é um período em que ocorrem intensas mudanças emocionais e físicas. Os seios podem ficar caídos, o abdome, costas e quadris podem sofrer acúmulo de gordura, flacidez e ainda podem surgir as terríveis estrias.

Depois do nascimento do bebê, o processo de recuperação da silhueta ocorre em um período de 3 a 6 meses. No entanto, esse período pode ser um pouco mais longo para algumas mulheres e as modificações na forma física da nova mamãe permanecem bastante visíveis por mais tempo. Felizmente, a cirurgia plástica após a gravidez pode corrigir tudo isso e ainda ajudar a mulher na recuperação da auto-estima.

É comum que algumas mulheres queiram recorrer à plástica pouco tempo após o parto, mas o ideal é que só se realize uma cirurgia, no mínimo, entre 8 e 12 meses do nascimento do bebê. Isso porque depois do parto o corpo passa por importantes alterações hormonais e adaptações orgânicas, principalmente por conta da amamentação. Mesmo depois desse período, a mulher só deve se submeter a uma cirurgia plástica se estiver em boas condições físicas e com o peso próximo do ideal.

A lipoaspiração pode ser a melhor técnica para remodelar o corpo, e enxugar as gordurinhas localizadas no abdome, costas e coxas. Já nos casos de flacidez, o procedimento mais indicado é a abdominoplastia. A correção das mamas também está entre os procedimentos de cirurgia plástica pós-parto mais comuns. Além da finalidade de corrigir e levantar os seios, há mulheres que procuram os cirurgiões para fazer implantes de silicone.

Em todos os casos é essencial que o cirurgião plástico analise a condição da paciente para decidir o tipo de cirurgia mais adequado para que os resultados sejam satisfatórios.


PARTO NORMAL X CESARIANA

Tire suas dúvidas e saiba mais sobre os prós e contras dos tipos de parto


Algumas mães ficam inseguras na hora de decidir qual tipo de parto vai trazer o bebê ao mundo. Os mais conhecidos são o parto normal e a cesariana e antes de escolher, vale a pena saber mais sobre os prós e contras de cada um deles.

A orientação médica é fundamental para a decisão, mas diversos fatores devem ser levados em conta e podem ajudar a futura mamãe, como as condições físicas e psicológicas dela, os problemas que podem acontecer em função da anestesia, a recuperação pós-parto e o conforto, tanto para a mãe como para o bebê.
Parto Normal

O parto normal é o mais aconselhado pelos médicos, já que os riscos de infecções é menor para a mãe e o bebê. Para que este tipo de parto aconteça, é necessário que o colo do útero esteja dilatado por completo e as contrações sejam muito fortes. As paredes do útero fazem pressão sobre o bebê e o esforço da mãe ajuda a empurrar a criança para fora.
Quando o espaço para a passagem do bebê é insuficiente, é preciso que o médico faça um corte na passagem vaginal, um procedimento chamado de episiotomia.

A grande reclamação das mulheres sobre o parto normal é que ele é sinônimo de fortes dores. Mas hoje em dia, já existem técnicas para aliviá-las e o desconforto também pode ser amenizado com anestesia.

Além disso, a recuperação da mulher é mais rápida. A mãe que prefere o parto normal pode voltar logo às suas atividades normais. Sem falar que a ligação entre mãe e bebê é muito maior.
Cesariana

A cesariana pode ser uma alternativa mais segura se o parto normal oferecer riscos à saúde da mãe ou do bebê. Esse tipo de parto é costuma ser indicado em casos de hipertensão, pré-eclampsia, diabetes gestacional, insuficiência placentária, problemas do coração e rim.

A vantagem da cesariana é que o bebê pode ser retirado no momento certo e com rapidez. Por ser um procedimento cirúrgico, uma desvantagem do parto cesárea é o risco de infecções e os recém-nascidos podem ter problemas respiratórios.

Muitas mulheres acreditam que a cesariana é um procedimento indolor, mas se esquecem de que a recuperação é mais lenta e dolorosa, as dores podem ser sentidas em movimentos simples como ficar em pé, rir ou chorar.


CIRURGIA PLÁSTICA JUNTO COM CESÁREA? PODE?

Descubra se é possível associar a cesárea com a cirurgia plástica para ter o corpo de antes da gestação

“Dr. vou fazer uma cesárea e queria aproveitar para fazer uma plastica e já corrigir o abdômen!”

Esta é uma das dúvidas de quase todas as mulheres que vêem o seu corpo modificado depois de uma ou mais gravidez. A ansiedade e expectativa de ter o corpo de antes da gestação o mais cedo possível, juntamente com a comodidade de “aproveitar a mesma cirurgia” fazem desta pergunta uma questão quase lógica. Para respondê-la, precisamos analisar alguns fatos:

Primeiramente, o melhor a fazer durante uma gravidez é engordar o mínimo necessário. Na gravidez, a pele é esticada com uma velocidade muito alta. Em nove meses, ela sofre um estiramento que em toda a vida jamais sofreu. Isso leva a ruptura das fibras elásticas, o que resulta nas temidas estrias.

Logo, o melhor a fazer é minimizar ao máximo este estiramento, para que a pele sofra menos, seja menos lesada. Um peso saudável para a mãe e filho ganharem durante a gestação são 10 kg. Isso quer dizer, entre peso do filho, placenta, líquido amniótico, inchaço, são totalizados quase 8 kg, sobrando uns 2 de sobra de gordura.

Assim, depois do parto, fica fácil retornar ao peso anterior à gravidez, visto que na prática, a mãe engordou 2 kg apenas. Hidratar bem a pele do abdômen e das mamas torna a pele menos suscetível à ruptura das fibras elásticas, e, portanto, às estrias. Todo o ganho de peso além dos 8 kg (em uma gestação normal) é pura gordura, que nada ajuda no desenvolvimento do filho e apenas prejudica a mãe. Um grande sobrepeso, pode elevar a pressão sanguinea da mãe, aumentar a glicose do sangue e até levar à eclampsia, uma complicação gravíssima.

Infelizmente, são poucas as que têm a difícil determinação de controlar o peso e chegam ao final dos 9 meses com menos de 10 kg ganhos. A maioria chega com 15 kg, ou seja, 50% a mais do que precisaria. Para perder estes indesejáveis excedentes a luta é bem maior, ficando mais difícil a cada mês que passar. É como se o corpo acostumasse com a nova forma e tomasse o sobrepeso como o peso normal. Por isso é importante retornar ao peso pré-gestacional o mais rapidamente possível, sendo o ideal em até dois meses.

Sobre a associação de cirurgia plástica abdominal e ginecológica (nisso inclui-se a cesárea, a histerectomia, outras), precisamos ponderar alguns fatores. É sabido que o risco de trombose e infecção são maiores na associação destas cirurgias.

A trombose é a formação de um coágulo, geralmente nas veias das pernas, que se forma durante ou depois da cirurgia, por falta de circulação. Se este coágulo for parar no pulmão, passa a ser chamada embolia, uma complicação potencialmente fatal.

Outro fator importante é a recuperação de uma abdominoplastia requer cuidados, como não carregar peso, não fazer esforços, ficar levemente curvada, o que tornaria a amamentação bastante difícil e desconfortável. A musculatura do abdômen após o parto também se encontra fragilizada e mais flácida devido à distensão, dificultando a avaliação do grau da plicatura (“costura”) do músculo a ser realizada.

Como abdominoplastia é uma cirurgia para retirar a pele e flacidez do abdômen, tem melhores resultados em pacientes no peso ideal e sem excesso de gordura ou inchaço. Lembrando que a grande maioria das pacientes não chega ao parto com peso ideal, mas sim em excesso. Portanto, chega-se a conclusão que estas pacientes não teriam o melhor resultado possível, caso decidam fazer a cirurgia plástica na hora do parto.

Sendo assim, não vejo motivos plausíveis em associar a abdominoplastia e/ou lipoaspiração à cesárea, pois os riscos seriam maiores e o resultado pior do que se a plástica abdominal fosse realizada em tempos diferentes, com a paciente no peso ideal.

Creio ser mais sensato esperar retornar ao peso de antes da gravidez, recuperar do parto, parar a amamentação e assim operar com mais segurança, conforto e com o melhor resultado possível. Vale lembrar que o custo da cirurgia associada não seria muito diferente das cirurgias separadas, já que a plástica não tem cobertura pelo convênio, nem da parte hospitalar.

Por Andre Colaneri,
Cirurgião plástico, graduado em medicina pela UNICAMP. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, reconhecido como um dos principais especialistas da área no Brasil.