domingo, 29 de abril de 2012

A TECNOLOGIA NOS CURATIVOS CIRÚRGICOS E NO TRATAMENTO DE FERIDAS

Existem 3 tipos de cicatrização:
Os ferimentos que não cicatrizam por fechamento direto da lesão podem evoluir para um fechamento em Segunda Intenção, na qual podemos estimular o processo de cicatrização através da remoção dos tecidos desvitalizados utilizando curativos bastantes específicos, formando um novo tecido de granulação e acelerando o fechamento das feridas.

Ao avaliar uma ferida devemos observar o estado desta, se há necrose realiza-se um desbridamento que pode ser químico ou cirúrgico. O mais importante é que entre a necrose e o tecido vitalizado existe a zona de transição, e dependendo da dificuldade de reconstrução cirúrgica da área envolvida, da exposição de tecidos que desidratam com facilidade, do estado geral e das patologias associadas do paciente, pode ser melhor desbridar cirurgicamente de modo maneira mais conservadora, preservado mais tecido vitalizado e mantendo aindo alguma quantidade de necrose ou esfacelo no leito da ferida.

O hidrogel mostrou-se uma ótima opção na remoção deste tecido desvitalizado, é um gel preservado em uma seringa com tampa, e pode ser usado em vários curativos. Quando a ferida encontra-se muito úmida, podendo ter inclusive infecção, sangramento e túneis, o alginato é uma excelente solução. O alginato é derivado de algas e possui fibras muito finas que absorvem a água excessiva dos tecidos, controlando a umidade da região. Nas feridas infectadas utiliza-se o alginato com prata. Quando a ferida se torna mais limpa existe um curativo com Alginato 10%+ Hidrocolóide 90%(Fibracol) para transição para o tratamento da ferida limpa, na qual utiliza-se placas de Hidrocolóide, gaze com AGE(Dersani) ou gaze com petrolato(Adaptic).

Estes últimos são também utilizados como curativos secundários(cobrindo o curativo primário) sobre o alginato. Assim como o carvão ativado também pode ser um curativo secundário quando existe odor na ferida. E por fim, com a granulação de bom aspecto pode-se realizar o enxerto de pele, ou curativos com celulose e membrana de silicone(Dermafill ou Omiderme) para facilitar a epitelização. Sobre este curativos, pode ser usado a gaze com AGE ou petrolato.

Fonte: BuscaSaude

1 comentários:

Já usei o alginato em feridas contaminadas e obtive ótimos resultados, conseguindo até fechar a ferida sem precisar do enxerto. Mas claro depende muito das condições nutricionais e fisiológicas do paciente.

Postar um comentário