domingo, 16 de outubro de 2011

7 DICAS CONTRA VARIZES

pernas-cruzadas-varizes-150x1456) Não sente com as pernas cruzadas, pois essa posição dificulta a circulação do sangue nas veias.


salto-alto-varizes-150x1504) Sempre que possível, faça pausas durante o dia e procure manter  as pernas elevadas acima do nível do coração. Ao deitar, mantenha as pernas em nível acima do tórax.

Dores frequentes  nas pernas, câimbras, sensação de cansaço ou inchaço após permanecer um período em pé ou sentada, podem ser sinais de veias doentes ( varizes ).

Varizes ocorrem na região das pernas e pés em virtude da  pressão exercida sobre as mesmas quando estamos em pé.

Alguns fatores são agravantes para o surgimento de varizes:

-         A gravidez, palco de grandes mudanças hormonais e também de grande acréscimo na quantidade de sangue que circula pelo organismo, acarreta um aumento de pressão sobre as veias provocando seu alargamento, o que pode evoluir para a formação de varizes. Normalmente esse tipo de varizes apresenta regressão natural após o parto.

-         A obesidade aumenta a pressão sobre as pernas e enfraquece as válvulas venosas, favorecendo a ocorrência de varizes.

-         A permanência por períodos longos de pé também aumenta a pressão sobre os membros inferiores enfraquecendo o sistema de válvulas nas veias.
Além dos fatores acima, a exposição a climas quentes, traumatismos nas pernas e tabagismo também favorecem o aparecimento de varizes.

7 Dicas para prevenir a formação de varizes:

1)  Caminhar reforça a musculatura e melhora a circulação nas pernas.

2)  Procure manter o peso, pois aumentos de peso aumentam a pressão sobre as pernas.

3) Evite o uso contínuo de sapatos com de salto alto, forçando as pernas em posição desconfortante o que dificulta o fluxo de sangue nas veias. Evite roupas muito justas, que comprimindo a cintura e as pernas, dificultam a circulação de sangue nas veias.

4) Sempre que possível, faça pausas durante o dia e procure manter  as pernas elevadas acima do nível do coração. Ao deitar, mantenha as pernas em nível acima do tórax.

5) Mude de posição com freqüência e tente se movimentar no seu local de trabalho ou em casa, a cada meia hora. Quando estiver viajando por muito tempo na posição sentada, faça movimentos com os pés e se possível levante e caminhe um pouco a cada meia hora. Se precisar ficar em pé muito tempo, alterne a distribuição do peso pelas pernas durante alguns minutos.

6) Não sente com as pernas cruzadas, pois essa posição dificulta a circulação do sangue nas veias.

7)  E lembre-se, evite o consumo excessivo de sal , o que favorece a retenção de líquidos e o inchaço nas pernas.

O tratamento de varizes mais comum é a escleroterapia, que consiste na injeção de medicamentos no local, através de agulhas finíssimas. É indicado, e tem sido usado principalmente em pequenas veias dilatadas da pele, também chamadas de aranhas, vasinhos, varícolas ou telangectasias. Relativamente indolor, e quase sem reações colaterais, sua eficácia depende da habilidade de um profissional capaz e habilitado – o Angiologista.

 Alternativamente esse tratamento pode ser realizado sob anestesia local através de micro-cortes,  não necessitando de pontos para o fechamento da pele, o que melhora muito o resultado estético reduzindo os riscos e complicações da operação.

Massagem & Ativos vegetais contra varizes:

Massagens nas pernas com cremes e géis a base de extratos vegetais ajudam muito na prevenção de surgimento de varizes, principalmente de “vasinhos”.

Os vegetais mais usados com propriedades de combater esse incômodo  são a Castanha da India e a Calêndula.

A Castanha da India ( Aesculus Hippocastanum ) é uma árvore originária do Caúcaso.
Sugestão do Blog para prevenção de varizes
Sugestão do Blog para prevenção de varizes
A escina e o esculósido  presentes nos extratos de suas sementes são responsáveis pelas suas propriedades  venotónicas e estimuladoras da resistência dos vasinhos (resistência capilar) , tonificando e melhorando a elasticidade do tecido da pele (cutâneo) , estimulando a circulação local. Por causa da sua atividade venotônica, o extrato de Castanha da Índia é usados amplamente no tratamento e na prevenção de varizes .

A Calêndula ( Calendula officinalis ) é uma planta herbácea originária  da região Mediterrânea.
Seu extrato possui saponinas e flavonóides de alto poder antiinflamatório, que fazem esta planta um auxílio bastante útil no tratamento e prevenção de varizes.
A Calêndula ( Calendula officinalis ) é uma planta herbácea originária  da região Mediterrânea.  Seus extratos possuem saponinas e flavonóides de alto poder antiinflamatório, que fazem esta planta um auxílio bastante útil no tratamento e prevenção de varizes.

0 comentários:

Postar um comentário