domingo, 9 de outubro de 2011

QUELÓIDE, SAIBA TUDO SOBRE ESSA CICATRIZ

Tudo sobre quelóide, como surge e as formas de tratamento para minimizar o problema
O quelóide sem dúvida é um grande medo de quem faz qualquer tipo de cirurgia. Ter uma cicatriz feia pode comprometer o resultado de qualquer cirurgia, ainda mais se for estética.

Apesar do quelóide ser um tipo cicatriz específico, muitos pacientes pensam ter quelóides, pois há uma entendimento leigo de que qualquer cicatriz que não é ideal é um quelóide.

Isso não é verdade. Quelóide é uma cicatriz em alto relevo, grossa, geralmente acompanhada de coceira ou dor. Tem um forte componente genético, acomentendo mais frequentemente negros e asiáticos. Na maioria das vezes, começa a coçar e ficar alta depois de 3 semanas a 3 meses da cirurgia. Não regride sozinha sem tratamento, ficando alta e grossa permanentemente.

Muitas vezes confundida com o quelóide, a cicatriz hipertrofica é um tipo de cicatriz que se assemelha a um quelóide, mas não é tão intensa e regride sozinha com o tempo, ficando plana na maioria das vezes depois de 6 a 16 meses da cirurgia.

Outras cicatrizes inestéticas rotuladas de quelóide, são cicatrizes alargadas, atróficas (em baixo relevo) ou retraídas. Todas elas não apresentam alto relevo, apesar de serem esteticamente indesejáveis.

O quelóide é formado por uma produção descontrolada de colágeno. Este exagero na produção faz com que a cicatriz, em vez de plana, fique em alto relevo e invada a pele íntegra, ultrapassando os limites originais da lesão.

Os tratamentos para quelóide visam a reduzir a produção de colágeno ou diminuir o acúmulo deste. Cremes ou placas a base de silicone, assim como a compressão da area da cicatriz e cremes de corticoides são alguns exemplos.


Uma vez em formação, quando o relevo já está alto, estes tratamentos não ajudam muito. A injeção de corticóide é mais eficaz na tentativa de paralisar o crescimento ou minimizar o quelóide. Às vezes consegue a até a involução.

Os lasers estão ainda em fase de desenvolvimento e podem ser uma alternativa, apesar de ainda não mostrarem resultados sólidos na regressão dos quelóides.

Uma vez bem desenvolvido, alto e largo, não há tratamento que faça o quelóide ter grande redução. A cirurgia passa a ser o melhor tratamento.

Na verdade, a cirurgia retira o problema e inicia nova cicatriz do zero. A vantagem dela é permitir uma tentativa de controle da nova ciacatriz. Se nada for feito o quelóide seguramente retornará. Logo, é necessário fazer algum tratamento depois da cirurgia.

A betaterapia é uma tipo de radioterapia para a pele. Ela reduz a atividade do fibroblasto, célula responsável pela produção do colágeno. Com isso, reduz a chance deste retornar. A injeção de corticóide na borda da ferida, depois da retirada do quelóide, também é uma boa alternativa a ser somada no tratamento.

A betaterapia deve ser iniciada no dia seguinte da cirurgia, sendo geralmente necessarias 10 sessões. O acompanhamento da cicatrização deve ser feito ao menos nos primeiros 4 meses, para na eventualidade de tendência do retorno do quelóide, novo injeção de corticóide seja feita.

Este é o tratamento para quelóide mais eficaz nos dias de hoje, mas não é garantia de sucesso. Mesmo assim, às vezes o quelóide retorna. Felizmente a maioria dos casos tem resultado satisfatório.

Outra questão a ser avaliada é se o quelóide pode ser retirado por completo. Devido à localização e tamanho, podem ser necessárias algumas cirurgias para minimizar o problema e nem sempre é possivel eliminá-lo.

Por Andre Colaneri no site http://www.dicasdemulher.com.br/ Cirurgião plástico, graduado em medicina pela UNICAMP. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, reconhecido como um dos principais especialistas da área no Brasil. Site: http://www.cirurgiaestetica.com.br/

3 comentários:

Vocês realizam o tratamento por betaterapia?

Olá, não realizamos esse tipo de tratamento, somente os que estão disponíveis na nossa TABELA DE PREÇOS, no menu superior do site.

Obrigado!

oi meu nome e ana eu tive uma filha e parto foi cesariana e depois de quase um mês enframou eu cuidei e depois fui tira os ponto de pos de uns 3,4 mêses começou a crecer virando quelóide eu tenho muita vergonha ñ uso mais biquine nem roupas colada no corpo da para ver um serto volume depois de 2anos fui procura um medico ele me indico a ingesão muitos dizem que doi muito a apricação e aingesão triancil e meio cara gostaria de saber se trais resultado se diminui mesmo, estranho e que eu tenho outras cicatriz mais ném uma delas virou quelóide queria uma ispricacão sobre essa pergunta. obrigado

Postar um comentário