sexta-feira, 6 de julho de 2012

NANO VAPOR - SAIBA TUDO SOBRE ESTE SUPLEMENTO

Conheça o NaNO Vapor, um pré-workout feito com nanotecnologia que lhe promete até 18% a mais de força!

Hoje vamos falar de um pré-treino considerado por muito como o melhor do mercado. Quem já ouviu falar do NaNO Vapor da MuscleTech? Para os que gostam de estimulantes do tipo pré-workout, vale a pena conhecer o produto e também testá-lo.

Nos últimos anos, uma das marcas que fez uma explosão no mercado de suplementos alimentares, não só pela qualidade de seus produtos, mas, principalmente por estar no topo dos concursos de bodybuilding mais visados do mundo como o Mr.Olympia. Não é a toa: 4X com o Mr. Olympia Jay Cutler, alguns campeonatos menores com Dexter Jackson e Branch Warren, o chamariz de powerlifting X bodybuilding de Johnnie Jackson e, recentemente, por mais uma vez com Phil Heath que migrou da Met-RX para a MuscleTech. Isso mesmo! É difícil hoje imaginar grandes marcas como a BSN, Gaspari Nutrition, Labrada Nutrition, Ultimate Nutrition, VPX e outras tantas sem falar também da MuscleTech.

Para quem está a certo tempo no cenário da musculação e, mais precisamente inserido no mercado de suplementos alimentares, torna-se bastante difícil falar de qualquer outro pré-treino sem lembrar do NaNO Vapor (e mais recentemente o NaNO Vapor em sua versão Hardcore Series) e, claro, da febre que foi durante o seu lançamento. Era difícil encontrar um praticante de musculação que não estivesse com uma exímia vontade de ao menos experimentar algumas doses do produto e comprovar (ou não) sua eficácia e, claro, as promessas lançadas em seu marketing. Infelizmente, com o produto proibido no Brasil, o mesmo era frequentemente comercializado ilegalmente ou trazido por conhecidos de fora.

Mas, o que fez essa explosão ser tão evasiva na mente dos indivíduos que davam todo seu dinheiro por um pote daquele pó?

Bem, entre outros, imaginar um pré-treino que aumentasse não só significativamente os níveis de força, mas que também aumentasse e fornecesse requisitos de extrema importância para o anabolismo muscular e em contrapartida contra o catabolismo muscular, seria de grande valia. E foi justamente aí que o marketing de NaNO Vapor acertou em cheio!

Segundo a marca, o produto poderia acrescentar até 8X mais crescimento muscular do que outros pré-treinos e 18,3% mais força. Entretanto, os estudos (inclusive alguns deles realizados no Brasil), propriamente ditos não são totalmente divulgados. Necessitaríamos, para comprovar a eficácia do produto, entender melhor quais foram os protocolos utilizados, qual foi o outro (ou os outros) suplemento (s) utilizado (s) antes de tomar uma posição.

Além disso, o produto promete um incrível aumento na concentração (o que, teoricamente, segundo a MuscleTech poderia melhorar o rendimento nos treinos) e na termogênese também, otimizando inclusive a queima de gordura.

Um dos grandes diferenciais do NaNO Vapor é a tecnologia que foi aplicada ao produto. Foi aplicado ao produto nanotecnologia, fazendo com que as partículas fossem diminuídas por ate 7400%, melhorando assim a absorção. Por isso tome cuidado ao abrir o pote e feche-o logo em seguida, pois você pode acabar perdendo todo o produto para o ar.

Mas será que ele é tudo isso mesmo? Bem, é simples! Vamos analisar seus principais ingredientes, não é mesmo?

Bem, entre os mais importantes ingredientes, podemos começar pela creatina, é claro! Indiscutivelmente, hoje a creatina é considerada o suplemento mais importante para o ganho de massa muscular e para o rendimento esportivo. Presente em quase todos os óxidos nítricos, ela não torna o NaNO Vapor diferente por isso. Entretanto, já podemos considerar o produto como relativamente anabólico. As formas de creatina presentes no mesmo são a conhecida e mais eficaz monoidratada e creatina fosfato, ou fosfocreatina, o qual existem pouquíssimos relatos sobre a suplementação da mesma. Além disso, os carboidratos presentes no produto (maltodextrina e dextrose) auxiliam na absorção da Creatina.
Ainda falando da creatina, a presença de um segundo ingrediente, a glicina, um aminoácido, faz com que seja otimizada a via de biossíntese da fosfocreatina.

O terceiro ingrediente importante no produto, ou os três grandes importantes, são os BCAAs, com destaque para a L-Leucina que efetivamente tem um importante papel no estímulo à síntese protéica e também em estímulos à insulina. Porém, o que chama atenção é que o produto não mostra as dosagens desses aminoácidos presentes no produto, deixando um “q” de dúvida, uma vez que dosagens muito baixas possuem pouca efetividade no papel anabólico.

O quarto ingrediente que merece destaque e, já abrindo portas para o quinto, é a combinação de cafeína e taurina. Ambos estimulantes, mas, com ênfase para a cafeína que hoje é considerado um dos suplementos mais eficazes na queima de gordura, na termogênese e também em processos relacionados ao glicogênio. Combinada com a taurina que vem sendo apontada não só como potente estimulantes também, mas uma substância que melhora o foco e possivelmente aumenta a volumização celular, forma-se então um bom complexo dessa natureza.

Por fim, um sexto ingrediente que acho importante citar, apesar de não haverem lá grandes pesquisas sobre também é a betaína. A Betaína, ou o grupo de betaínas, é (são) um aminoácido(s) Metilado(s) que participa de diversas sínteses no organismo, inclusive para que não haja diminuição da S-Adenosilmetionina, um dos intermediários na vida de produção endógena da creatina.

Mas, você deve estar se perguntando: “E a vasodilatação? E a Arginina?”. Sim, a arginina também é um outro aminoácido presente no produto, mas, diversos estudos já comprovaram a ineficácia da utilização da arginina para essa finalidade. Aliás, hoje sabe-se que esse termo de “suplemento vasodilatador” é extremamente errôneo, uma vez que NÃO podemos forçar a vasodilatação desta forma. Assim, NÃO existem suplementos vasodilatadores, propriamente ditos.

Modo se usar o NaNO vapor

Como a maioria dos pré-treinos, NaNO vapor deve ser tomado pouco antes do treino. Para iniciar você deve misturar um scoop do produto a 200ml de água e tomar cerca de 20~30 minutos antes do treino. Não é recomendável ultrapassar 2 scoop’s do produto em menos de 24.

Conclusão:

Como bem podemos observar, apesar de todo o marketing, talvez não há nada que justifique tamanha febre para o NaNO Vapor e óbvio, tamanhos investimentos que eram e são feitos até hoje nesse produto.. Certamente, muito mais propaganda do que eficiência em si.

Para se ter uma leve noção disto, hoje sairia muito mais barato uma composição de Beta-Alanina, BCAAs (mais especificamente L-Leucina), creatina e whey protein com algum carboidrato como Waxy Maize ou até mesmo a própria maltodextrina antes do treino, do que um investimento em um produto desses (que hoje, no Brasil, ainda proibido para ser vendido legalmente) que chega a custar no mínimo R$150,00 com uma durabilidade de 40-50 treinos apenas, dependendo da dosagem que o mesmo é utilizado (isso sem contar que boa parte do produto é composto por maltodextrina e dextrose, o que torna ainda mais inaceitável esse preço absurdo).

O produto é apresentado em embalagens de 2lbs nos sabores laranja, uva, framboesa e ponche de frutas, porém, os mesmos não são muito admirados por quem já consumiu o produto.

Cabe a você decidir entre comprar ou não o NaNO Vapor, mas, procure sempre antes colocar na mesa os prós e os contras e procurar outras opções, até mesmo sem nenhum tipo de marketing. Muitas vezes, elas podem ser ainda melhores!

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

0 comentários:

Postar um comentário