O colesterol é uma substancia mole e cerosa encontrada entre os lipídios (gorduras) na corrente sangüínea e em todas as células do corpo. Apesar das afirmações negativas contra ele, o fato é que precisamos do colesterol, pois o corpo o usa para formar membranas celulares, criar hormônios e realizar varias outras operações cruciais de manutenção. Mas um nível elevado de colesterol no sangue -hipercolesterolemia- é um grande fator de risco para doenças coronarianas, que causam o infarto.
Obtemos o colesterol de duas maneiras. O corpo, principalmente o fígado, produz em media 1000mg por dia. No entanto, quando consumimos alimentos com alto teor de gordura saturada – trans- o organismo entra em pane liberando mais do que poderíamos usar. Uma parte do colesterol em excesso na corrente sangüínea é eliminada por meio do fígado. Uma parcela dele, porem, vai exatamente para onde não queremos: as paredes das artérias, e ali se combina com outras substancias, formando placas, que são um perigo, pois a placa eleva a pressão arterial.
E ainda ha a possibilidade de que ela se solte da parede da artéria e seja arrastada pela corrente sangüínea, formando um coagulo, que pode causar um derrame, paralisia e morte. Dentro do corpo temos as vários tipos de lipoproteínas, mas vamos nos concentrar nas mais importantes: o HDL(lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteína de baixa densidade).
O mocinho: colesterol HDL. O HDL que recolhe o colesterol da corrente sangüínea, levando-o de volta ao fígado, e dali ser eliminado do corpo. Isso é ótimo. Um alto nível de HDL parece proteger contra ataques cardíacos. O oposto também é verdadeiro: um baixo nível de HDL (menos de 40mg/dL) indica um risco maior de ocorrência desses problemas e também de derrame cerebral.
O bandido: colesterol LDL. O LDL se fixa nas paredes das artérias, causando aterosclerose. Um alto nível de LDL indica risco elevado de doença cardíaca.
Em termos bem simples, o HDL tenta nos ajudar, mas o LDL fica onde esta, rindo de nós.
Então, segue algumas dicas para derrotar o bandido LDL: pare o cigarro, consuma bebidas alcóolicas de forma equilibrada, tome multivitaminicos (principalmente do compl. , nao fique de estômago vazio, evite frituras, coma salada, e exercite-se!
Fonte: BuscaSaúde
0 comentários:
Postar um comentário