quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CELULITE - MITOS E VERDADES


Este é um dos mitos mais difundidos sobre a celulite. As mulheres têm maior predisposição do que os homens, devido ao estrogênio e as características do tecido conectivo masculino, que dificultam a ocorrência do problema. Contudo, os homens também não estão livres do mesmo. Na verdade, nos Estados Unidos, pelo menos seis mil deles recorreram a tratamentos contra a celulite apenas no ano passado.

Bebidas gasosas causam celulite. MITO.
A ocorrência dos “furinhos” não tem qualquer relação direta com os gases contidos nas bebidas. O mito surgiu devido ao fato dos alimentos calóricos favorecerem o ganho de peso e o acúmulo da gordura localizada, o que agrava a celulite. Apesar dos refrigerantes inserirem-se entre esses produtos, os doces também são fatores agravantes. Ou seja, a ligação não tem a ver com o gás, mas sim com o açúcar.

Roupas justas podem agravar a celulite. VERDADE.
Apesar de não serem fatores determinantes na ocorrência da celulite, as calças apertadas podem sim piorar aquela que já existe. Isso ocorre porque elas comprimem os vasos, atrapalhando a circulação. Com o sangue parado, as pernas acabam inchando, favorecendo o aparecimento dos “furinhos”.

Anticoncepcionais pioram o quadro da celulite. VERDADE.
Os hormônios contidos neles, principalmente o estrogênio, estão envolvidos no surgimento e agravamento da celulite. É por esse motivo que o problema intensifica-se em situações nas quais as mulheres têm altos níveis desse hormônio no organismo, como puberdade, gestação e menstruação.

O consumo de sal não interfere no aparecimento dos furinhos. MITO.
O sódio favorece a retenção hídrica, que agrava o quadro. Por isso, um passo importante para tratar a celulite é reduzir o consumo de sal.

Fonte: BuscaSaude

0 comentários:

Postar um comentário