domingo, 18 de março de 2012

LINHAÇA - UM DOS MELHORES ALIMENTOS FUNCIONAIS

O consumo da farinha, do óleo e das sementes da linhaça pode contribuir para sua saúde através:

· da diminuição do colesterol prejucicial às artérias (LDL) e aumento do protetor (HDL), protege contra derrames e infartos;

· da diminuição do açúcar no sangue e da resistência à insulina, protege contra o diabetes, obesidade e síndrome metabólica;

· da inibição de substâncias inflamatórias como TNF-alfa e Interleucina-1, protegendo contra inflamação subclínica que constitui a causa principal das doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares;

· da redução da pressão arterial e do ritmo cardíaco, protegendo o coração e vasos sanguíneos;

· da ação antioxidante contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo das doenças crônicas;

· da ação hormonal protegendo contra câncer de mama, próstata, intestinos dentre outros;

· da ação anti-agregante plaquetária, “afinando” o sangue, protegendo contra infarto e derrames;

· da regulação do sistema imunológico, prevenindo e tratando alergias, baixa imunidade e doenças auto-imunes;

· da regulação do ritmo intestinal, promovendo maior conforto, melhor digestão, assimilação de nutrientes, melhora da pele, do humor e das defesas do organismo;

· do estímulo à produção de neurotransmissores como serotonina, melhora a depressão e o humor;

As sementes de linhaça dão origem à uma gordura com características específicas, pois é a maior fonte conhecida de Lignanas, que são um tipo de fibra com propriedades especiais. Também é muito rica em gordura essencial Ômega 3, flavonóides (substâncias antioxidantes) e proteínas.

A gordura Ômega 3 da Linhaça

Os ácidos graxos Ômega 3 e 6 são chamados de essenciais porque nosso organismo não os produz, e precisamos ingerí-los dos alimentos em quantidades equilibradas, do contrário estaremos em desequilíbrio destes nutrientes. A maioria dos óleos vegetais possuem em sua composição predominantemente Ômega 6, produzindo maior proporção deste em relação ao Ômega 3, que é anti-inflamatório. Esse desequilíbrio tendendo para o lado inflamatório induz à produção de substâncias mediadoras de inflamação que causam e perpetuam quadros inflamatórios crônicos, que servirão de base para as doenças crônicas no futuro.

Para controlar esse processo e prevenir as doenças crônicas, é fundamental promover o equilíbrio Ômega 3:6, aumentando a ingesta de alimentos ricos em Ômega 3, como é o caso da linhaça e dos peixes. A linhaça possui 57% de ômega 3 contra apenas 16% de ômega 6.

Lignanas – As fibras da linhaça que podem proteger contra o câncer
A linhaça é a maior fonte conhecidad de fibras chamadas lignanas (SDG – Secoisolariciresinol Diglucosideo). Através da ação das bactérias de nossa flora intestinal, as lignanas transformam-se em enterolactonas que têm ação estrogênica (2-OH estrona), protegendo as mamas, útero e próstata contra a ação do estrogênio com poder de causar câncer (16-OH estrona).

A linhaça pode ser utilizada como semente, farinha triturada ou na forma de cápsulas de óleo, sendo que cada apresentação tem características específicas.

O consumo na forma de semente é excelente para regular o ritmo intestinal, porém não será liberado no organismo seu precioso conteúdo, ômega 3 e lignanas. A farinha por sua vez deve ser triturada e consumida imediatamente, do contrário, o contato com o ar iniciará o processo oxidativo e ficará rançosa. Há marcas no mercado que garantem que evitam essa oxidação através de mecanismos de proteção. Caso não seja possível triturar as sementes logo antes do uso, essa pode ser uma opção viável. Já o óleo pode ser consumido diariamente sem problemas, porém será empobrecido das fibras, apesar da maior concentração dos componentes medicamentosos presentes como o DHA (Âcido docosaexaenóico) e EPA (Ácido Eicosapentaenóico).

Uma boa receita para quem quer ter os benefícios da linhaça e ainda emagrecer é adicionar 1 colher de sopa da farinha linhaça para cada 3 colheres de sopa de queijo cottage, ou iogurte natural sem açúcar, ou ainda, Whey Protein zero em carboidratos. Comer na forma de lanche 2 horas antes do almoço e jantar ou como substituto de uma refeição.

Recomendo o consumo diário nas 3 formas citadas, para termos a proteção do que considero o maior alimento funcional do momento. 

0 comentários:

Postar um comentário