domingo, 18 de março de 2012

REJUVENESCIMENTO CERVICAL

No processo de envelhecimento temos uma degeneração das fibras de colágeno, no pescoço por ter uma pele mais fina, delgada o processo é ainda mais acelerado.


Compondo a pele temos a epiderme, com a camada córnea que serve de proteção aos agentes externos e radiação ultravioleta, os melanocitos que produzem a melanina, respnsável pela absorção e difusão das radiações ultravioletas, além de outras estruturas tão importantes; e temos a derme, a camada da pele onde temos as fibras colágenas, responsável por 75% do peso seco da derme, responsavel pela resistencia e elasticidade do tecido, fibras elasticas que formam uma ancoragem as forças de tração, também temos na derme substancias como as glicosaminoglicanos, que tem uma força de ligação com a agua até 1000 vezes, influenciando o conteudo de água na derme, sendo um desses glicosaminoglicanos mais iportante é o ácido hialuronico.

Outra estrutura importante é o foliculo pilosebáceo, composto pelo foliculo piloso e pela grandula sebacea. A secreção sebacea tem uma ação de proteção, como uma barreira protetora, impedindo a perda de água transcutanea,a ação de agentes externos e ajudando no processo de cicatrização.

No pescoço o que temos de diferente do rosto? a pele, tanto a epiderme como a derme são mais finas, delgadas, portanto todas aquelas funções são diminuídas, assim como a quantidade de fibras de colageno e elastina, portanto maior tendencia a flacidez, e tambem uma menor resposta a qualquer estimulo. Por exemplo um laser de infra-vermelho para estimular colageno feito no rosto e pescoço terão uma resposta totalmente diferente, sendo necessárias mais sessões no pescoço para obter um resultado parecido com o rosto.

Como as estruturas são mais delgadas e em menor quantidade de melanocitos também temos um quadro chamada de poiquilodermia, uma alteração da pele, com eritema ( vermelhidao), aspecto reticulado e atrofia da pele, nas laterias do pescoço, que ocorre pelo efeito cumulativo da exposição solar diária, em pessoas de pele clara. E também porque sempre que passamos filtro solar no rosto esquecemos do pescoço. E outro detalhe importantissimo: passamos perfumes na lateral do pescoço, não passamos filtro solar e temos a radiação ultravioleta diariamente atuando nesta área junto com o perfume, que possui furocumarinicos, substancias presentes nos perfumes que são sensíveis ao sol e podem manchar e até provocar queimaduras em caso de exposição solar intensa e direta.



O outro problema e que como a quantidade de foliculo pilosebaceo são reduzidas a cicatrização é mais lenta e mais dificil, portanto o mesmo laser que fazemos no rosto pode até ser feito no pescoço porém com uma fluencia (intensidade) muito menor, o que ira diminuir o resultado tambem. por exemplo um laser de CO2 fracionado no pescoço terá que feito de uma maneira mais suave o que implicara em mais sessões.
Temos várias opções de tratamento para rejuvenescimento como o laser fracionado, o infra-vermelho e até mesmo a radiofrequência.

Porém a prevenção com o uso de filtro solar diário na região do pescoço também, evitar aplicar perfumes antes de ir á praia ou piscina, aplicar cremes específicos para essa área mais ressecada, além de sempre se lembrar dessa área ao realizar procedimentos estéticos. Afinal de contas o pescoço, além de ser uma área de difícil resposta, denuncia o envelhecimento como ninguém.

Fonte: BuscaSaude 

0 comentários:

Postar um comentário