sábado, 9 de março de 2013

DICA DE SUPLEMENTAÇÃO: WHEY PROTEIN


O que é Whey Protein?
O whey é encontrado naturalmente na proteína do leite, sendo que aproximadamente 20% da proteína do leite é whey. É uma proteína de alto valor biológico, completa, e de rápida absorção pelo organismo. É um dos suplementos mais utilizados hoje no mundo todo, sendo utilizado principalmente por quem quer aumentar a massa muscular, pois entre outras propriedades, ele ajuda a aumentar a síntese protéica do corpo. Possui, entre seus aminoácidos, uma grande quantidade de BCAAs e de glutamina.



Ele é uma mistura de proteínas com diferentes propriedades biológicas. Além de seu valor para aumento de massa muscular, vários estudos mostram que ele possui diversos benfícios para a saúde, entre eles: redução da pressão sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico (devido às imunoglobulinas presentes no whey e ao aumento do GSH), redução do stress e do cortisol, aumento do nível de serotonina no cérebro, melhora da função do fígado, entre outras.
Pesquisas mostram que o whey aumenta a concentração de glutationa no corpo (GSH). O GSH é provavelmente o antioxidante solúvel em água mais importante de nosso corpo. Sabe-se que le é essencial para a imunidade, estresse oxidativo, bem-estar geral, e níveis reduzidos de GSH estão associados com várias doenças.


Também é importante lembrar que o whey possui diversas subfrações de proteínas, como: beta-lactoglobulina (cerca de 50%), alpha-lactoalbumina (cerca de 25%), imunoglobulinas, BSA, glicomacropeptídeos, lactoferrina, entre outras, todas com propriedades biológicas únicas. Como já foi dito, as imunoglobulinas, por exemplo, melhoram o sistema imunológico, e a lactoferrina também melhora o sistema imunológico e bem-estar geral.



Já foram feitos muitos estudos que comprovam a eficácia do whey protein em aumentar performance e ganho de massa muscular. Como alguns exemplos podemos citar: Tipton em 2004 mostrou que um shake pós-treino com whey, carboidratos e aminoácidos estimulam a síntese de proteína mais do que carboidratos sozinhos, Burke em 2001 demonstrou que o consumo de whey protein estava associado a ganho de massa magra e aumento de performance. Chromiak em 2004 demonstrou que um shake pós treino contendo whey protein, aminoácidos, creatina e carboidrato levaram a maiores ganhos em massa magra do que carboidratos sozinhos.

Tipos de Whey Protein
Whey Protein Concentrado (WPC): WPCs de boa qualidade contém geralmente cerca de 70% a 80% de proteína, com pequenas quantidades de lactose, gordura e colesterol. O processo de filtragem do WPC não é tão avançado como do Whey Protein Isolado (WPI), e sua velocidade de absorção é mais lenta em comparação à do WPI. Seu custo de fabriação é mais barato.
Whey Protein Isolado (WPI): WPIs geralmente contém de 90% a 96% de proteína, praticamente nada de lactose e de gordura. Porém, como são mais processados, os fabricantes devem tomar um cuidado especial e empregar um processo de alta qualidade, baixa temperatura e baixa acidez para que não haja desnaturação parcial ou completa das proteínas, fazendo com que o whey perca suas propriedades biológicas. Sua velocidade de absorção é maior que a do WPC, e seu custo de fabricação é mais caro.



A maioria dos wheys no mercado são uma mistura (blend) de WPC com WPI. Via de regra você não vai precisar comprar um whey que seja somente WPI, a não ser que você seja intolerante a lactose, ou seja um atleta / fisiculturista de ponta. Mas se você tiver recursos, é interessante investir num WPI. Para saber se o seu whey é apenas WPC, WPI ou uma mistura dos dois, basta ler o rótulo do produto. É interessante notar também que alguns produtos possuem mais WPC do que WPI, e outros mais WPI do que WPC. Se na lista de ingredientes aparecer primeiro WPC e depois WPI, quer dizer que a concentração de WPC é maior, e vice-versa.

Tipos de Processamento



Existem diversos tipos de processamento do Whey Protein. Escreveremos aqui sobre os principais.
Ultrafiltration (UF): Nesse método, é utilizada uma técnica de ultra filtragem a baixa temperatura que permite a retenção das importantes subfrações do whey, sem desnaturação das proteínas, e diminução da lactose e gorduras. O processo é natural e sem aditivos químicos e utiliza filtros de cerâmica de alta tecnologia. O processamento de whey nesse método resulta geralmente em WPC.



Cross-Flow Micro Filtration (CFM): Esse método é muito similar ao UF, porém as membranas utilizadas no filtro são cerca de 4 vezes menores, o que permite uma maior filtragem e portanto maior porcentagem de proteína, chegando a mais de 90%, e quase total eliminação de lactose e gordura. O processamento de whey nesse método resulta geralmente em WPI.



Ion-Exchange: Nesse método, faz-se o WPC correr através do que é chamado de uma coluna "ion-exchange", onde as proteínas são seletivamente unidas, baseadas em sua carga, enquanto outros componentes são removidos. Apesar de haver muito marketing das marcas sobre esse tipo de filtragem, ele possui problemas. O principal é que muitas das subfrações do whey são quase ou totalmente eliminadas, fazendo que o whey perca parte de suas propriedades biológicas. Outro ponto fraco é que esse processo utiliza aditivos químicos em seu processamento, como ácido hidroclorídrico e hidróxido de sódio. Portanto, dê preferência a produtos que não utilizem esse método ou onde só uma pequena parte do seu whey use esse método. O processamento do whey nesse método resulta em WPI.



Hidrolização: Nesse método, geralmente usa-se um processo de quebra através de enzimas para quebrar os peptídeos do WPI em cadeias menores de aminoácidos, o que facilita sua absorção e também aumenta a velocidade de absorção. É um processo de alta qualidade, porém seu custo é mais alto, e geralmente o gosto do produto resultante não é dos melhores.

Como usar Whey Protein
Por ser uma proteína de rápida absorção, o horário mais indicado para usar é logo após do treino, geralmente com uma fonte de carboidrato de rápida absorção. A quantidade dependerá da quantidade de proteína por porção e do seu peso, mas geralmente fica entre 30g e 60g de whey. Se você tiver recursos suficientes, é interessante também usar logo de manhã ao acordar, pois proteínas pela manhã ajudam a "ligar" o seu organismo e auxiliar na queima de gordura (porém não faça do seu café da manhã apenas whey protein, faça uma refeição completa e saudável). Outro bom horário para tomar seria alguns minutos antes do treino.

Whey Protein Natural
Se você já comprou Whey Protein, deve ter percebido que existem no mercado wheys que trazem no rótulo "100% natural" ou "All Natural". A principal diferença desses wheys em relação aos comuns é que eles não utilizam adoçantes artificiais, como aspartame, acesulfame-k e sucralose. Utilizam apenas stevia, que é um adoçante natural e não trás riscos para a saúde (para saber mais sobre os adoçantes leia aqui). Apesar do gosto desses wheys geralmente não ser tão bom quanto o dos tradicionais, é uma escolha muito interessante, pois você não estará ingerindo diariamente adoçantes artificiais que fazem mal ao seu organismo.

O que observar ao comprar
Você deve observar ao escolher seu whey o percentual de proteína por porção, e o tipo de processamento. Para saber o percentual de proteína por porção, basta dividir a quantidade de proteína por porção pelo tamanho da porção e multiplicar por 100. Por exemplo, se o seu whey possui 25g de proteínas por porção e a porção é de 50g, então ele possui: 25/50 * 100 = 50% de proteína por porção, o que não seria boa escolha. Alguns fabricantes tentam iludir o consumidor trazendo no rótulo trazendo informações do tipo: "50 gramas de proteína por porção!", mas quando você lê o rótulo verifica que a porção é de mais de 100 gramas!



Você também não pode esquecer de observar o processo de fabricação do whey. Dê preferência aos que não utilizem ou pouco utilizem o processamento por Ion-Exchange. E também não esqueça que nada adianta utilizar um whey protein se o seu processo for de baixa qualidade e ele tiver suas proteínas desnaturadas, portanto sempre escolha uma marca confíavel ao comprar seu whey.



Como sugestões de compra, existe o excelente 100% Whey Gold Standard da Optimum, que é um blend de WPI+WPC; o High Quality Whey Protein da Scivation, que é um blend de WPC+WPI; e o 100% Whey Protein Fuel da Twinlab, que é um blend de WPC+WPI.
Se você preferir os wheys naturais, uma das melhores opções é o 100% All Natural Whey Protein da MRM, que é um blend WPC+WPI, que utiliza processo de Ultrafiltration para o WPC e Cross-Flow Microfiltration para o WPI. Outra boa opção é o 100% Natural Whey Protein da Jarrows, que é um WPC que utiliza o processo de Ultrafiltration e o whey é de vacas tratadas sem hormônio de crescimento. Caso prefira um whey isolado, a MRM possui uma ótima opção com o seu Isolate Whey Protein.

0 comentários:

Postar um comentário