sexta-feira, 6 de julho de 2012

EXERCÍCIO FÍSICO: UMA PODEROSA ARMA CONTRA DISFUNÇÃO ERÉTIL

A maioria dos homens evita conversar sobre este assunto, mas além de um tabu masculino, a disfunção erétil pode indicar a presença de aterosclerose. A ereção é um processo hemodinâmico que ocorre por acúmulo de sangue no pênis e depende do funcionamento correto das artérias e veias do pênis. Por isso, muito dos fatores de risco que levamàs doenças cardíacas são os mesmos que levam à ocorrência da disfunção erétil.

Homens! Como vocês não gostam de conversar sobre este assunto, é importante ao menos saberem que a disfunção erétil pode ser prevenida. Estudo publicado em 2010 em uma das principais revistas médicas do mundo, o British Medical Journal, revelou que a prática de diária de exercícios com gasto energético intenso (maior que 400 kcal/dia, o que equivale a um gasto de 2800 kcal/semana) representa o principal fator a garantir função erétil normal. De forma ainda mais interessante, o mesmo estudo concluiu que a prática de exercícios pode impedir o desenvolvimento de disfunção erétil mesmo em homens com alto risco para que este mal ocorra, como aqueles com a chamada síndrome metabólica.

Se a disfunção erétil já está acontecendo, outros estudos comprovam que o uso específico de medicamentos pode ter resultados ainda mais satisfatórios quando associado à prática de exercícios aeróbicos. Entretanto, devemos ressaltar a importância da avaliação médica antes que indivíduos com disfunção erétil comecem a praticar exercícios intensos. Como descrito anteriormente, a doença cardiovascular e a disfunção peniana apresentam fatores de risco semelhantes.

Assim, muitas vezes, indivíduos com disfunção erétil apresentam algum tipo de cardiopatia cuja manifestação clínica ainda não ocorreu. Vale ressaltar que, mesmo quando assintomáticas, determinadas cardiopatias podem aumentar o risco de eventos graves (infarto agudo do miocárdio e arritmias, por exemplo) durante a prática de exercícios físicos. Portanto, se você sofre de disfunção erétil, procure seu urologista e não deixe de consultar um especialista em cardiologia do exercício antes de começar a prática de exercícios físicos.

O especialista em cardiologia do exercício poderá avaliar seu risco cardiovascular e eventualmente diagnosticar e tratar cardiopatias, orientando seu treino de forma segura e com o máximo de benefícios para a sua saúde.

Fonte: BuscaSaúde

0 comentários:

Postar um comentário