A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é provavelmente uma das mais comentadas, apesar de ser a menos entendida das vitaminas. Defendida por Linus Pauling (Ph.D.), ganhador do Prêmio Nobel e por muitos entusiastas da nutrição, a vitamina C é, de fato, um nutriente (ou micronutriente) importante, indispensável para a vida humana.
Dentre outros efeitos, a Vitamina C é importante contra o escorbuto, reduz os sintomas de gripes e resfriados acelerando o processo de recuperação e, o que muitos não sabem, possui um efeito Anti-catabólico, muito importante para o praticante de musculação.
Anti-Catabólico??Isso mesmo! Ocorre que a mesma controla uma substância produzida pelo organismo denominado cortisol. Este é um hormônio liberado quando uma pessoa entra em estresse e também quando elevados esforços físicos são realizados (um treino pesado de musculação, por exemplo). A produção desse hormônio não nos é interessante pois o mesmo é antagonista à testosterona, ou seja, quanto mais cortisol no organismo, menos testosterona será produzida. O cortisol também suprime importantes funções imunológicas no organismo, tornando o corpo mais suscetível a gripes e resfriados.
Recomendações nutricionaisSegundo o farmacêutico Kali Nardino, há um índice de que populações que consomem níveis de vitamina C a longo prazo maiores que o da Recommended Dietary Allowances (RDA), 60mg por dia, seja na forma de alimentos ou suplementos, ocorre a redução de riscos de câncer, doenças cardiovasculares e catarata. Para prevenção do escorbuto, recomenda-seingestão mínima de 65mg da vitamina.
Para os atletas, 1 a 2g da vitamina por dia previne o acúmulo de lactato que éprejudicial para o desempenho dos mesmos.
Segundo Waldemar Guimarães, em seu livro “Musculação: Anabolismo Total”, como agente anti-catabólico, a ingestão recomendada é de 3000 a 5000mg por dia, lembrando que a vitamina não é tóxica em grandes quantidades, porém deve ser administrada em doses pequenas ao longo do dia, pois a mesma só é absorvida até 200mg por vez.
A vitamina C pode ser encontrada naturalmente em frutas cítricas (limão, laranja, acerola etc) e verduras como o pimentão verde, brócolis e espinafre. Para quem necessita de uma dosagem maior o interessante seria fazer a suplementação da Vitamina. Excelentes exemplos de suplemento de Vitamina C são o “Vitamin C-1000mg with Rose Hips*”, que pode ser dividido para a dosagem ser melhor aproveitada e o “Time Release C-Time 500mg with Rose Hips*”, que tem a absorção em tempo maior para que não haja necessidade de partir a dose, ambos da Natural Wealth.
Fonte: BuscaSaude
Posted in: EDUCAÇÃO FÍSICA,NUTRIÇÃO,SUPLEMENTOS
0 comentários:
Postar um comentário