domingo, 29 de abril de 2012

RISCOS DA EFEDRINA

Muitas substâncias são encontradas no mundo dos suplementos com o intuito de perder peso e/ou proporcionar um estímulo energético (aumentar o desempenho do atleta). Dentre estas, uma muito utilizada durante a década de 90 foi a efedrina, que tem a função de estimular o sistema nervoso central através do sistema nervoso simpático. Os principais efeitos atribuídos à efedrina são: lipolítico, termogênico e anorexígeno.

O mecanismo de ação da efedrina está relacionado à liberação de catecolaminas através da estimulação de receptores α-1, β-1 e β-2 adrenérgicos. As consequências desse estímulo são: vasoconstrição e estimulação cardíaca, acarretando em elevação aguda da pressão arterial e da frequência cardíaca, além de midríase, insônia, vertigem, cefaléia e ansiedade. Geralmente, os suplementos a base de efedrina vem associados com cafeína, aumentando a ação da noradrenalina. Alguns estudos demonstraram que doses entre 15mg a 60mg de efedrina com cafeína, associados ou não ao exercício físico, favorecem o emagrecimento em um curto espaço de tempo.

Porém, estudos também relataram diversos efeitos adversos acontecem com a utilização da efedrina, principalmente com o uso crônico. Dentre esses efeitos estão os cardiovasculares, hipertensão arterial, arritmias, infarto agudo do miocárdio, morte súbita e miocardite, além dos neurológicos como acidente vascular cerebral (AVC) e hemorragia subaracnóide. Aproximadamente 1400 efeitos adversos foram relatados ao FDA de janeiro de 1993 a fevereiro de 2000. Tais incidentes incluíram 81 mortes, 32 ataques do coração, 62 casos de arritmia cardíaca, 91 casos de hipertensão arterial, 69 de acidentes vasculares cerebrais e 70 crises convulsivas. Diante dessa situação, em abril de 2004, o FDA proibiu a comercialização de suplementos que continham efedrina.

E para você que pensa que isso só irá acontecer com o uso contínuo… cuidado! Um estudo feito com ratos mostrou que diferentes doses de cafeína com efedrina podem levar a morte cerca de duas a quatro horas após a administração. Portanto, melhor não arriscar. O uso de outras substâncias como a sinefrina que é extraída do Citrus Aurantium (laranja amarga) consistem em uma melhor opção.

Dessa maneira, caso você queira utilizar suplementos alimentares voltados para o emagrecimento, tenha um pouco mais de critério na escolha e peça a opinião de um profissional da área. Vale ressaltar, que a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação não podem ser deixadas de lado.

Escrito por Thomas Thássio Araújo
Fonte: Snc Salvador

0 comentários:

Postar um comentário