domingo, 9 de outubro de 2011

PROTEGENDO O IDOSO DO CALOR

Neste verão, o calor está ainda maior, especialmente para turma com mais de 60 anos, ou seja, 21 milhões de brasileiros.  Esta semana, 32 idosos morreram na cidade em apenas dois dias por causa do calor. Eles tinham doenças como diabetes, problemas renais e pressão alta.
 
E como se defender desse calorão? Por que os idosos sofrem mais com as altas temperaturas? Uma das saídas é hidratação, que tem que ser forçada, muitas vezes, nessa fase etária. É que à medida que envelhecemos sentimos menos sede.

Durante o envelhecimento, fisiologicamente, é normal que o estímulo para sede diminua”, explica a médica geriatra Sílvia Pereira. “Não adianta só repor a água. O liquido é importante, mas também perdemos outras substâncias alem de água no suor. E isso é reposto com sucos. O ideal é ingerir uns oito copos de tudo por dia. Pode ser quatro copos de água e quatro de suco, sorvete ou gelatina”.

Nas horas em que o sol está muito forte, o melhor é ficar dentro de casa.
A médica geriatra ensina uma maneira simples de identificar o maior perigo do calor: a desidratação. “Passe o dedo dentro do lábio e observe: se o dedo estiver brilhando, a pessoa está hidratada. Senão, tem que dar mais líquido para essa pessoa”, recomenda.

O calor pode ainda piorar o inchaço nas pernas. Por isso, nada de ficar muito tempo sentado. “A cada hora, levante, dê uma volta e sente de novo. Também pode elevar as pernas para o alto, sem apertar. À noite, antes de dormir, pode deitar e colocar a perna um pouco mais para cima”, explica a médica geriatra.


Saiba mais assistindo a reportagem exibida no Fantástico (rede Globo) dia 14/02/10.

0 comentários:

Postar um comentário