O ato de barbear-se diariamente é quase inevitável para a maioria dos homens, ou por uma opção estética ou mesmo uma exigência profissional. E este ritual feito em casa faz do Brasil o segundo maior mercado em lâminas de barbear, com 1,1 bilhão de unidades vendidas anualmente, segundo dados da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
E, mesmo com a repetição do ato, algumas dúvidas surgem: como fazer para evitar os pelos encravados ou inflamados? Como amenizar a sensação de pele irritada pós-barbear? E o que fazer em caso de cortes? Especialistas consultados por Hora H dão dicas que vão lhe ajudar a manter a pele lisinha e a tirar o melhor proveito do aparelho descartável.
“Antes de fazer a barba, é importante estabelecer alguns cuidados diários da pele: esfoliação semanal (duas vezes por semana é o ideal) e limpeza com um sabonete em gel de pH neutro. A limpeza diária também é fundamental para remover impurezas e controlar a oleosidade excessiva, pois evita a formação de cravos e comedões, que causam inflamações”, recomenda Thais Pepe, médica especialista das sociedades brasileira e americana de dermatologia.
De acordo com a dermatologista, as impurezas são os principais fatores que favorecem o aparecimento de pelos encravados em homens, pois obstruem os poros, aumentam a oleosidade e promovem o nascimento de cravos e espinhas. Outros fatores que podem influenciar numa pele em desequilíbrio, são estresse, uso equivocado de cosméticos que podem ocasionar uma alergia e má alimentação.
Os aparelhos descartáveis devem ser usados com cuidado para homens com peles mais sensíveis ou com acne, pois costumam ter problemas de foliculite. “A foliculite é uma infecção bacteriana causada pelo trauma da lâmina de barbear. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, e principalmente pela raspagem dos pelos. É, na verdade, bem frequente entre os homens”, avalia Thaís Pepe. Para isso é fundamental seguir a orientação de somente usar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos: raspá-los no sentido contrário facilita a aparição de mais pelos encravados e, consequentemente, aumenta a chance de inflamação.
Fonte: BuscaSaúde
0 comentários:
Postar um comentário