quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ACNE APÓS 25 ANOS - QUAL A CAUSA? COMO TRATAR?


Engana-se quem pensa que espinha é um problema enfrentado apenas pelo público adolescente. É cada vez mais comum, mulheres com idade entre 25 e 35 anos, que se deparam com o surgimento de cravos e espinhas causadas, principalmente, por alterações hormonais e agravadas pela má alimentação, estresse, tabagismo, cafeína, utilização de determinados medicamentos (cortisona e antidepressivos, entre eles), uso inadequado de cosméticos e até mesmo por excesso de vitaminas ou exposição ao sol.

De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM-106.504), o quadro de acne na fase adulta também acomete homens, mas o público feminino continua sendo mais vitimado pelo problema, sofrendo até em torno de três vezes mais. “Algumas das causas da acne adulta são as alterações hormonais devidas às disfunções ovarianas, sendo mais frequente a síndrome dos ovários micropolicísticos. O órgão nivela as taxas de hormônio masculino e feminino no corpo da mulher e, quando desregulado, a testosterona fica em alta, causando excesso de oleosidade na pele”, explica.

Neste caso, é preciso procurar um especialista para diagnosticar o causador do problema. Caso o exame de sangue confirme a presença da síndrome, um ginecologista pode indicar o uso de um anticoncepcional específico para regular essa disfunção. Geralmente, as peles oleosas são as que mais sofrem com espinhas, pois elas surgem quando a epiderme produz gordura em excesso, e o sebo acaba obstruindo os poros. Em contato com esse acúmulo, as bactérias do rosto liberam toxinas, que geram uma inflamação com pus e, por fim, surgem as acnes.

O dermatologista ainda alerta para a ‘acne cosmética’, provocada pelo uso incorreto de produtos hidratantes, excesso de maquiagem, filtro solar inadequado e cremes oleosos nos cabelos. “As mulheres costumam comprar maquiagens, hidratantes e cremes anti-idade oleosos demais, incompatíveis com a pele, e isso contribui para o surgimento do quadro”, avisa o médico.

Proteja a sua pele 
Se você vive esse drama, a dica é não cutucar as espinhas e os cravos, pois isso pode agravar a lesão. “Os micro-organismos presentes nas unhas podem causar um processo inflamatório na acne, piorando o estado da pele e aumentando as chances de virar uma cicatriz”, afirma o dermatologista.

O segredo para amenizar o risco de surgir espinha é limpar o rosto com produtos antiacne, optar pela maquiagem hipoalergênica e observar se algum alimento agrava o quadro. “Antes de iniciar qualquer tratamento de combate à acne adulta é preciso diagnosticar a causa base. Como é um problema de múltiplas causas, há vários tipos e graus de tratamentos e produtos que vão desde fórmulas contendo ácido salicílico, enxofre e peróxido de benzoíla a antibióticos e retinóides”, revela o especialista.

Segundo o médico, um bom ritual de beleza para quem tem tendência à acne é lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonete líquido, usar adstringente suave e aplicar filtro solar com hidrossolúvel associado aos produtos secativos. Também é importante fazer esfoliações, duas vezes por semana, com sabonete ou gel específicos. E para que todos esses procedimentos sejam eficazes é indispensável buscar orientação de um dermatologista.

Bons hábitos para manter a pele livre de acnes
A alimentação inadequada é outra inimiga da pele lisinha. Alguns alimentos ricos em gorduras podem deixá-la mais oleosa e contribuir para o surgimento de espinhas. Evite doces, frituras e gorduras. No geral, mantenha uma alimentação balanceada em fibras e vitaminas que tem a capacidade de proteger a pele.

Relaxe!
O estresse é outro vilão! Ele é responsável por fazer as glândulas suprarrenais liberarem mais hormônios masculinos, provocando a produção de mais oleosidade e bloqueando os poros. Por isso, procure evitar situações estressantes e relaxe. A sua pele agradece!

Lembre-se:
• Nada de espremer as espinhas. Isso só serve para ganhar uma cicatriz. Use gel secativo ou o produto indicado pelo seu dermatologista no local.
• Mantenha uma boa higiene do rosto. Lave duas por dia com sabonete neutro.
• Não use produtos indicados por quem não é médico. Mesmo que o produto tenha sido bom para sua amiga, ele pode não funcionar para você, pois cada pele tem um tipo e exige um tratamento específico.
• Se você possui cicatrizes de espinhas antigas, procure um dermatologista para indicar procedimentos a laser. Os resultados são muito satisfatórios e ajudam a sumir com essas marcas.

Fonte – Dermatologista Fernando Passos de Freitas – (CRM- 106.504)

0 comentários:

Postar um comentário