sábado, 9 de março de 2013

IMPORTÂNCIA DA ESTÉTICA NA GRAVIDEZ


A gestação é um período muito especial em que ocorre a formação de um ser humano.

Nesta fase, a futura mãe, além de estar sensível e apta a modificações psicológicas, sente muitas transformações estruturais em seu corpo.
Durante a gravidez, há um aumento na produção hormonal, responsável por várias modificações estruturais e musculares. Alguns dos hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver sódio causando a retenção de líquido na gestante, principalmente nos e pés e nas pernas.

Neste período, os cuidados resumem-se à: hidratação corporal, drenagem linfática, limpeza de pele e hidratação facial. É importante não dispensar a atividade física. Exercícios, leves ou moderados que não ofereçam risco a gestante, tais como natação caminhada ou ioga são importantes para melhoramento do condicionamento físico, responsáveis, muitas das vezes pelo controle do peso e conforto das tensões musculares.


Cuidados estéticos:

1 – hidratação corporal.
A hidratação da pele do primeiro ao nono mês faz-se necessário para prevenir estrias, pois elas são outro sintoma comum neste período. O rompimento das fibras implica no estiramento da pele. Tal problema é mais evidenciado nas partes que mais aumentam, abdome, coxas e mamas, em decorrência do crescimento do bebê. Nessas regiões é aconselhável usar hidratante após o banho para evitar o aparecimento das estrias ou um creme antiestrias.

2- Drenagem linfática.
É o tratamento estético mais indicado para a gestante, a partir do terceiro mês de gestação. Trata-se de uma massagem suave e lenta, que além de oferecer um relaxamento saudável à gestante, estimula a circulação venosa e linfática que resulta na redução da retenção de líquido, abrandando os inchaços típicos da gravidez, além de estimular a lactação das mamas, preparando-as para o aleitamento, previne e combate às varizes, à celulite e às estrias, alivia tensões e reduz dores musculares, assim como de outros fatores, ou seja, mudanças hormonais, resultando enxaqueca, insônia e constipação intestinal.
É importante ressaltar e alertar que a drenagem linfática não só é recomendada para grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas, como também sua má execução pode estimular as contrações uterinas e causar até a precipitação do parto a partir do sexto mês de gestação. Podendo também comprometer a circulação e causar hematomas.

3- Limpeza de pele e hidratação facial.
A renovação celular originada pela exfoliação beneficia a hidratação da pele. No rosto, ela auxilia na supressão daquelas manchas características da gravidez.Porém, os cosméticos usados devem provocar uma ação suave e não a descamação da pele. Quanto à exfoliação corporal suave também traz excelentes benefícios para essa fase, ativando a circulação, permitindo a pele mais macia. Ela também é recomendada para permitir a pele dos mamilos mais espessa e resistente para o momento do aleitamento, precavendo rachaduras.

Fonte: BuscaSaude

0 comentários:

Postar um comentário