Para que uma pessoa possa perceber que sua postura está inadequada ela precisa estar com dores, ou alguém precisa dar essa informação a ela, que sua postura está feia. Há quem diga que suas curvas do corpo ficam desfavorecidas quando sua postura está errada, portanto a pessoa descobre tal alteração por estar incomodada com seu corpo.
Mudar uma postura que está praticamente consolidada há muitos anos é algo difícil. Exercícios prescritos, musculação, atividade física em poucos os casos podem melhorar essa alteração postural, além de não ser efetivo quando comparado ao RPG. O RPG (Reeducação postural Global) é um recurso terapêutico desenvolvido na França, baseado na informação de que o corpo humano é totalmente interligado. Há interligação entre músculos, músculos e vísceras, vasos sanguíneos, ossos, etc.
O corpo humano além de ser interligado, também emite informações para o cérebro sobre tudo que acontece em relação aos movimentos do corpo, suas posições, suas capacidades de administrar cargas e o seu próprio peso. Por fim, as respostas do cérebro chegam aos músculos, e propiciam um padrão de postura. Os movimentos do corpo irão ser realizados a partir de uma postura individual. Lendo essas informações podemos perceber que a postura é uma resposta do nosso corpo que nos acompanha toda nossa vida. Estudiosos no assunto afirmam inclusive que a personalidade, as características psicológicas de cada indivíduo também influenciam na postura de uma pessoa.
A proposta do RPG é bem clara e direta. Os padrões de postura realizados até então devem ser mudados drasticamente, deve se retirar as informações enraizadas há tanto tempo e trocá-las por informações corretas. As mudanças são tão fortes que o paciente acaba conseguindo perceber o que é certo e errado em sua postura, muitas vezes é difícil que o próprio indivíduo consiga identificar quando sua postura está inadequada. Normalmente manter uma postura errada é a zona de conforto da pessoa, quando ela passa pela reabilitação postural ela consegue mudar a sua zona de conforto de errada para correta.
A busca pelo corpo com curvas mais delineadas, sem dores, com uma postura mais firme pode inclusive abrir portas. A confiança e a auto-estima ficam muito mais elevadas gerando mais autoconfiança nas tarefas do dia-dia: Trabalho, relação interpessoal, afetiva, além de uma maior satisfação com seu próprio corpo.
Fonte: BuscaSAude
0 comentários:
Postar um comentário