O envelhecimento é um processo inevitável e progressivo relacionado ao desgaste do corpo humano e em dependência direta do tempo de vida. Tal como acontece com todos os órgãos, a estrutura e as funções da pele também se modificam com o passar do tempo. Essas modificações farão com que a pele envelhecida assuma características específicas que exigirão cuidados adequados para que se mantenha bela e saudável.
Fatores genéticos e ambientais se relacionam e definem com que velocidade envelheceremos e com quais peculiaridades relativas à “maturidade” teremos que conviver. Em relação à pele, destacamos a exposição solar como principal fator ambiental responsável pelo envelhecimento. O fotoenvelhecimento, em resposta principalmente à exposição aos raios ultravioleta A, é variável de acordo com a cor da pele, a frequência e a duração da exposição ao longo da vida. O sol, que bronzeia a pele deixando-a aparentemente linda e saudável, é também o principal responsável por seu envelhecimento.
A pele envelhecida é mais seca e fina, com perda da extensibilidade e da elasticidade. Aparecem as rugas de expressão e as pregas por flacidez da face. Nas áreas expostas ao sol manchas claras e escuras estão presentes. Em homens e mulheres os cabelos tornam-se brancos e finos e diminuem, em número e volume. Paralelamente,os pêlos de braços, pernas, genitais e axilas diminuem, enquanto aparecem pêlos nas orelhas, sobrancelhas e nariz masculinos e no lábio superior e mento femininos. As unhas passam a crescer lentamente e podem se apresentar frágeis e irregulares.
Discutiremos a seguir as principais queixas dermatológicas dos idosos e as soluções disponíveis para as mesmas.
- Pele seca e pruriginosa: a pele dos idosos tem tendência a ser ressecada, áspera e descamativa. Essas características, que podem vir acompanhadas de prurido cutâneo, são exacerbadas pela baixa umidade do ar, banhos muito freqüentes e com água em alta temperatura e redução do uso de emolientes. Para o tratamento recomenda-se o uso de óleos e hidratantes corporais, evitar banhos quentes e uso excessivo de sabonetes e, em condições especiais, utilizar medicações anti-histamínicas para alívio da coceira.
- Fragilidade capilar: idosos apresentam fragilidade dos capilares, prolongamentos finíssimos dos vasos sanguíneos, que ao se romperem deixam manchas avermelhadas na pele. A simples pressão sobre a frágil pele envelhecida pode ser suficiente para lesar os vasos capilares. O uso local de agentes tópicos, como os produtos hirudoid e reparil gel, pode acelerar a resolução das manchas, além disso uma dieta rica em alimentos com vitamina C pode ajudar.
- Púrpura de estase: frequente nas pernas de idosos com varizes, está relacionada principalmente à insuficiência vascular e obesidade. Caracteriza-se pela presença de manchas acastanhadas associadas a vermelhidão, descamação e endurecimento da pele, iniciadas geralmente no tornozelo e estendendo-se progressivamente. A púrpura de estase é considerada um fator de risco para infecção bacteriana, que pode evoluir para erisipela. O tratamento visa a redução do peso corporal em obesos e a melhora da insuficiência vascular.
- Infecções cutâneas: as infecções de pele são comuns em idosos e devem ser prontamente identificadas para que o tratamento correto seja instituído. As infecções podem ser causadas por bactérias, fungos e vírus. Elas podem assumir quadros mais graves em idosos pela piora da imunidade associada ao processo do envelhecimento. Em geral, são utilizadas medicações tópicas ou sistêmicas como antibióticos, antifúngicos ou antivirais, de acordo com a causa da infecção, com bons resultados.
- Úlceras de decúbito: acometem principalmente idosos acamados devido a imobilização crônica. As úlceras de decúbito ocorrem por pressão continuada sobre a região das proeminências ósseas, que sofrem perda da gordura local por desnutrição e pelo próprio envelhecimento em si. Podem ser prevenidas com uma mudança periódica de posição, com conseqüente alívio da pressão sobre os pontos proeminentes.
- Câncer de pele: O câncer de pele é comum no idoso, principalmente nas áreas de pele cronicamente expostas ao sol, como face, colo e braços. Os tumores mais comuns são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Um câncer de pele pode se apresentar de inúmeras formas, desde uma pinta que cresce ou sangra até uma ferida na pele que não cicatriza. O tratamento deve ser feito de acordo com o tipo de tumor e inclui cremes, crioterapia, eletrocoagulação, cirurgia e terapia fotodinâmica.
Os principais tratamentos cosméticos indicados para peles maduras incluem:
- No domicílio:
Utilizar hidratantes corporais e faciais e adquirir o hábito do uso do fotoprotetor solar diariamente pela manhã em áreas de pele fotoexpostas. O uso de cremes com antioxidantes, despigmentantes e ácidos, como ác. retinóico e alfahidroxiácidos, também é benéfico, mas devem ser utilizados com cautela pelo risco de irritabilidade cutânea.
- Nos consultórios médicos:
- Peelings superficiais: indicados para o tratamento de manchas e rejuvenescimento. Podem ser mecânicos, os chamados peelings de cristal e diamante, ou químicos, feitos através da aplicação de ácidos sobre a pele. Em geral, são realizadas múltiplas sessões, com intervalos semanais ou quinzenais. Os ácidos mais utilizados são retinóico, glicólico, mandélico, salicílico, solução de Jessner e cosmelan.
- Peelings médios e profundos: indicados para o tratamento de peles muito envelhecidas e com rugas profundas. Devem ser realizados por profissionais experientes, algumas vezes em ambiente hospitalar, sendo o TCA 35% e o fenol os ácidos mais utilizados.
- Luz Intensa Pulsada Emax Rejuvenation: aparelho semelhante ao laser utilizado para tratar manchas e vasinhos de face e colo. São realizadas cerca de 3 a 5 sessões com intervalos mensais.
- Laser Fracionado Não Ablativo Emax Matrix: indicado para linhas finas e rugas médias. São realizadas 3 a 5 sessões, com intervalos mensais.
- Laser Ablativo CO2 Fracionado: indicado para flacidez cutânea e rugas profundas.
- Radiofrequência Apollo Tripollar: indicado para flacidez de pele. São realizadas 6 sessões faciais ou 10 sessões corporais com intervalos semanais.
- Laser de Depilação Diodo Light Sheer: depilação de pêlos indesejáveis, desde que não estejam brancos.
- Toxina Botulínica: o famoso “botox” – trata classicamente rugas na testa, glabela e ao redor dos olhos em pessoas que não possuam flacidez acentuada nas áreas de aplicação. As sessões são realizadas a cada 4 a 6 meses.
- Preenchimento com ácido hialurônico: utilização de um gel estéril, que ao ser injetado na pele sob as rugas, as preenche de dentro para a fora, suavizando-as. O preenchedor também pode ser utilizado para suavizar olheiras e preencher lábios, lóbulos de orelhas e mãos. As aplicações são realizadas a cada 6 meses.
- Cirurgia plástica: pode ser indicada para flacidez de face, pálpebras e mento. As cirurgias são realizadas em ambiente hospitalar.
Todas as idades têm sua beleza, só precisamos saber observá-la! (cabeloepele.blogspot.com)
0 comentários:
Postar um comentário