domingo, 29 de abril de 2012

ANTIOXIDANTES X RADICAIS LIVRES

Alguma vez na vida todos já ouvimos falar de antioxidantes e do efeito benéfico que eles têm contra os radicais livres. Mas do que se tratam essas substâncias?

Primeiro precisamos entender o que são os tais Radicais Livres.

No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possuienzimasprotetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo.

Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres.
Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão:

Poluição ambiental;Raio-X e radiação ultravioleta;Radiação eletromagnética;Cigarro;Álcool;Resíduos de pesticidas;Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos
químicos, conservantes, hormônios)

Estresse;Consumo de gorduras saturadas (frituras, etc);Consumo de gordura animal;
É importante destacar que uma boa alimentação, rica em verduras, legumes e frutas, é a melhor maneira de prevenir os malefícios dos
radicais livres.

Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, portanto o próprio exercício físico é um importante gerador
dessas moléculas. Deve ser lembrado que os radicais livres também têm um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus dos músculos lisos.

Ok, mas onde entram os antioxidantes?

Os antioxidantes atuam em diferentes formas contra os radicais livres. Primeiramente eles agem impedindo a formação das moléculas, os antioxidantes também são capazes de impedir o ataque dos radicais livres evitando a formação de lesões em nossas células, eles ainda podem reparar as lesões causadas pelos radicais removendo os danos e reconstituindo as células danificadas.

Principais antioxidantes e suas fontes naturais

β-caroteno: presente em alimentos de cor amarela/laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.

Vitamina C: presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi.

Vitamina E: presente em grãos e sementes oleaginosas, como gérmen de trigo, sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticínios e óleos vegetais. Flavonoides: encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.

Catequinas: presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto.

Carotenoides e Vitamina A: Os carotenoides são encontrados em legumes e frutas de cor laranja/vermelhas. Os carotenoides são
precedentes da vitamina A, encontrada nas mesmas fontes que os carotenoides e também em alimentos de origem animal.

Licopeno: Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia e goiaba.

Além das fontes naturais, os antioxidantes podem ser administrados em forma de suplementos alimentares separados (Vitamina C, Selênio, betacaroteno) ou em poli vitamínicos, como o Excelente “Antioxidant 4000” da marca Natural Wealth.

Fonte: BuscaSaude

0 comentários:

Postar um comentário