domingo, 1 de janeiro de 2012

PROFESSORES ATENTOS A BRINQUEDOS NA VOLTA ÀS AULAS

Nesse período de volta às aulas, pais e professores devem ficar atentos quando as crianças estão se divertindo nos brinquedos para evitar quedas e machucados. Dentro de sala de aula, a atenção deve ser com os brinquedos, com as quinas de mesas e cadeiras e com as tomadas. Já nas brincadeiras ao ar livre, o cuidado deve ser redobrado com as crianças que estão aprendendo a andar. O alerta é do chefe do Centro de Ortopedia da Criança do Instituto Nacional de Traumatologia (Into), Pedro Henrique Mendes.
Segundo ele, mesmo evitando os principais riscos, essas crianças sempre podem cair e se machucar. ”Os brinquedos têm que ser emborrachados. É preciso evitar brinquedos que estimulem quedas, mas tem coisas que são inevitáveis. Até ela estar com a marcha bem firme, é a hora que tem que ficar mais de olho, porque cai muito, ela anda muito rápido. Mais ou menos de um a dois anos é a faixa mais problemática porque a criança fica em pé e quando começa andar ela sai correndo e, às vezes, não freia, então, tem que ter alguém do lado até essa marcha estar muito boa.”
A coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, Marta Silva, ressalta que toda criança precisa de vigilância constante: ”A criança não tem esse conhecimento do risco. Então, cabe a nós, adultos, pais, responsáveis, familiares, professores, cuidar das crianças. Tanto em casa, como na creche ou numa escola. E mesmo na rua você tem que estar cuidadoso.”

0 comentários:

Postar um comentário