domingo, 20 de novembro de 2011

20 DE NOVEMBRO: DIA DO ESTETICISTA

Para quem ainda não sabe, 20 de novembro é a data perfeita para homenagear profissionais que fazem parte da vida de muitas mulheres: é o Dia da Esteticista. Afinal, a maioria de nós já passou ou vai passar por um tratamento estético na vida, buscando melhor forma, uma pele mais jovem e bonita ou dar aquele up no visual.
"O Dia da Esteticista é uma oportunidade para podermos discutir nossa carreira e a importância que ela tem, principalmente, para a saúde coletiva", afirma Jeanete Moussa Alma, presidente do Sindicato dos Profissionais Esteticistas do Estado de São Paulo (SINDEST-SP).
Para ela, atualmente, a estética deixou de ser apenas questão de vaidade.
"Nós tratamos pessoas que têm dificuldade para se relacionar socialmente por não preencher o padrão de beleza exigido pela sociedade, pessoas que possuem deficiências ou formações estéticas indesejáveis oriundas de sequelas de cirurgias das mais diferentes ordens (por doenças ou reparadoras)", conta.
Como a esteticista lida com a saúde de seus clientes, é fundamental que conheça, pelo menos, o básico de algumas áreas que envolvem estudos do corpo humano. Por isso, a formação da profissional é importante. Para atender a essa necessidade, hoje existem cursos técnicos de nível médio, cursos tecnólogos - que em média duram três anos e valem como curso superior -, e inclusive, cursos de graduação, em grandes univeridades.
"Esse tipo de curso normalmente apresenta aos alunos procedimentos adequados em estética facial e/ou corporal mediante cada caso clínico, associando as informações obtidas com o histórico e exame físico, para elaboração e aplicação dos procedimentos estéticos específicos, utilizando os recursos cosmetológicos, manuais, eletro-estéticos, complementares e avançados", afirma Cristina Duarte, coordenadora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Entre os procedimentos aprendidos nessa instituição, por exemplo, estão os de purificação da pele,acne, envelhecimento e gordura localizada, entre outras alterações de ordem estética. Eletro estimulação neuromuscular, ionização, ultra-som de uso estético, dermosucção, microcorrentes elétricas, vaporizador, manta térmica, peeling de cristal, eletroporação, laser, luz intensa pulsada entre outras novas tecnologias que você vê por aí são todas ensinadas dentro da sala de aula de uma universidade. Nas aulas, as alunas aprendem também terapias manuais como drenagem linfática, massagens relaxantes e modeladoras.
Fonte: Via Mulher

0 comentários:

Postar um comentário