Localizada na base do pescoço essa glândula chamada tireoíde produz hormônios que funcionam como combustível para o corpo. Sua função é regular o metabolismo. O metabolismo por sua vez é a soma de todas as reações que ocorrem no nosso organismo, como por exemplo, a velocidade com que bate o coração, com a quantidade de calor que fabricamos, entre outras reações.
Sua atividade (produção e liberação dos hormônios) é controlada pela hipófise, através de uma substância chamada TSH (hormônio estimulante da tireóide). Hipertireoidismo é o aumento da produção e secreção de hormônio tireoidiano, já quando esta produção dimuniu dá-se o nome de hipotireoidismo. Cada uma destas alterações provocará repercussões diferentes no organismo.
Hipotireoidismo e hipertireoidismo são sérias doenças e com importante repercussão, causando graves alterações; respiratórias, de sistema nervoso central e cardiovasculares que podem levar à morte. Isso ocorre na descompensação do quadro, sendo assim, procurar a orientação de um médico e seguí-la corretamente é o apropriado.
Fonte: BUscaSaude
0 comentários:
Postar um comentário